Título
Universidade e aprendizagem ao longo da vida: Efeitos da licenciatura em indivíduos com prévia experiência profissional
Autor
Sousa, Cláudia Marisa de Oliveira e
Resumo
pt
A presente investigação procurou contribuir para o avanço do conhecimento sobre uma temática
pouco estudada até ao momento, a saber, os efeitos do diploma de Licenciatura na vida dos indivíduos
que ingressaram no Ensino Superior, com mais de 23 anos, já tendo prévia experiência profissional. A
partir da articulação de referências teóricas no âmbito da sociedade do conhecimento, aprendizagem
ao longo da vida, novos públicos no Ensino Superiore mercado laboral, este estudo pretendeu
conhecer a trajetória destes indivíduos após a conclusão da Licenciatura. A análise incidiu na
identificação de efeitos pessoais e profissionais eda relação entre os mesmos, e ainda no
conhecimento das principais perceções associadas àsmudanças ocorridas e da relação entre formação
académica e desempenho profissional. Salienta-se que, neste trabalho, a abordagem das repercussões
da qualificação académica foi entendida como sendo indissociável do percurso de vida que estes
indivíduos vivenciaram até à decisão de ingressaremna Universidade.
A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de investigação qualitativa, no âmbito da
qual se procurou recolher informação, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, que
permitissem extrair e intersetar não só factos e acontecimentos, mas também esferas simbólicas que
evidenciassem realidades múltiplas sobre o fenómenosocial em estudo. Os entrevistados foram
selecionados a partir do método de bola de neve. Participaram no estudo 21 indivíduos cujos relatos
foram analisados por referência aos principais eixos temáticos abordados durante as entrevistas e com
enfoque nos objetivos subjacentes à investigação.
A análise global dos resultados obtidos permitiu concluir que a qualificação académica
proporciona a ocorrência de transformações positivas em diferentes domínios da vida dos
entrevistados, inclusive em dimensões socialmente pouco visíveis. Verificaram-se também alterações
importantes na situação profissional de alguns entrevistados.
en
This research aim to improve the knowledge about a thematic little studied so far, particularly the
effects of the degree in the lives of individuals who joined in higher education, with more than 23
years old, already with prior professional experience. Articulating theoretical references about
knowledge society, lifelong learning, new audiencesin higher education and the labour market, this
study aimed to know the trajectory of such individuals after concluding Bachelor degree. The analysis
focused on the identification of personal and professional effects, and the relationship between them;
and also on the knowledge of the main perceptions associated to the changes and the relationship
between academic and professional performance. It is noteworthy that, in this work, the approach of
the impacts of the academic qualification was considered as inseparable from the life that these
individuals have experienced, until deciding to join the University.
The followed methodology was based on a qualitative research strategy, under which it aimed
essentially to collect information through semi-structured in depth interviews, that allowed to extract
and to detect, not only facts and events, but also symbolic spheres that show multiple realities about
the social phenomenon under study. Interviewees were selected under the method snowball. 21
individuals participated in the study, whose reports were revised according to the main themes
discussed during the interviews, focusing on the objectives underlying the research.
The overall analysis of the results allowed concluding that the academic qualification provided
positive transformations in different areas of these individuals’ life, including social dimensions,
barely visible. There were also verified significant changes in the employment status of some of the
interviewees.