Título
Gabinete de comunicação: Proposta de um modelo para a Faculdade de Letras a Universidade de Lisboa
Autor
Silva, Patrícia Vanessa da Palma
Resumo
pt
O presente projecto pretende alertar para a necessidade de desenvolver uma estratégia de
comunicação nas Universidades Públicas. Centrada no cidadão/utilizador este modelo
permitiria uma maior eficiência dos serviços e, ao mesmo tempo, a consequente satisfação
dos utilizadores, especialmente numa época em que a evolução tecnológica é cada vez
maior e os serviços precisam acompanhar esta tendência. Por isso mesmo, é fundamental
a criação de um Modelo de Gabinete de Comunicação em todas as Universidades públicas,
de modo a solucionar as crescentes competências imputadas aos diferentes serviços. Face
à cada vez maior redução de recursos humanos e financeiros é necessário, portanto, uma
maior eficácia na gestão de relacionamentos entre serviços e os seus stakeholders.
Assim, planear e criar um modelo que permita garantir uma comunicação e serviço
de excelência aos utilizadores é cada vez mais urgente. Deste modo, o objectivo deste
estudo é reflectir sobre a proposta de criação de um Modelo de Gabinete de Comunicação
na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o que a iria tornar num exemplo de
boas práticas e eficácia, correspondendo às expectativas e necessidades actuais.
en
This project highlights the need to develop a communication strategy in Public Universities.
This user-centered model would allow for more efficient services and, consequently,
increased user satisfaction, especially at a time where technology is evolving at a fast rate
and services need to go hand in hand with it. Thus, the creation of a model for an Office of
Communications in all public universities is fundamental in order to solve the several needs
of different services. Considering the current tendency to cut down on human and financial
resources, more efficiency is necessary in managing both services and their stakeholders.
Hence, it is very important to create a model that guarantees an excellent
communication service for users. The aim of this study is therefore to reflect upon the
creation of a proposal for an Office of Communications at the Faculty of Letters of the
University of Lisbon, which in its turn would make the faculty an example of good practices
and efficiency, while corresponding to the current needs and expectations.