Título
Plataforma on-line de informação e serviços da Embaixada de Cabo Verde em Portugal
Autor
Andrade, Zeleinita Maria de Pina
Resumo
pt
O rápido desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento tem conduzido a
uma cada vez maior uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Estas
tecnologias têm cada vez mais impactos em todas as áreas da vida social, das empresas e da
administração pública. O seu desenvolvimento está a transformar a forma tradicional de
funcionamento das sociedades contemporâneas e está a fornecer novas oportunidades e
desafios para todos. A importância da informação e do conhecimento têm crescido nas
últimas décadas, tanto na vida pessoal como profissional dos cidadãos. Para qualquer
organização a informação de qualidade, constantemente acessível, e a facilidade de interacção
com os seus parceiros e clientes proporcionada pela Internet, é essencial para a condução das
suas actividades. É neste contexto de rápida mudança nos comportamentos do cidadão e das
organizações que têm surgido cada vez mais o conceito de serviços de informação on-line.
Neste contexto, pretende-se estabelecer um projecto estruturado de modernização da
Embaixada de Cabo Verde em Portugal, no qual a base estratégica são as Tecnologias de
Informação e Comunicação – a plataforma de informação e serviços da embaixada, sistema
através do qual os cidadãos caboverdianos residentes em Portugal terão acesso a uma série de
informações e serviços on-line como certidões e formulários, etc. Assim, pretende-se
aprofundar o acesso à informação, através da interacção electrónica, como forma de
desenvolver a produtividade e eficiência dos serviços prestados, bem como a satisfação dos
utentes da embaixada. Através deste sistema, procura-se promover alguns valores da
administração pública como a equidade e a transparência.
en
The rapid development of the Information Society and Knowledge has led to an increasing
use of Information Technology and Communication (ICT). These technologies have
increasing impacts on all aspects of life of citizens, companies and public administratio n. Its
development is transforming the traditional functioning of contemporary societies and is
providing new opportunities and challenges for all. The importances of information and
knowledge have grown in recent decades, both in personal and professional life of citizens.
For any organization to quality information, constantly available, and the ease of interaction
with partners and customers provided by the internet, is essential to the conduct of its
activities. It is in this context of rapid change in the behavior of citizens and organizations that
have emerged increasingly the concept of information services online.
In this context, we intend to establish a structured project of modernization of the
Embassy of Cape Verde in Portugal, in which are the basis of strategic Information
Technology and Communications - the information platform and embassy services, system
whereby citizens resident Cape Verdeans in Portugal will have access to a range of
information and services on-line as certificates and forms, etc.. Consequently, we propose to
deepen access to information through electronic interaction as a way to develop the
productivity and efficiency of services provided, as well as customer satisfaction embassy.
Through this system, we seek to promote some values of public administration as fairness and
transparency.