Título
Jovens no 2º ciclo do ensino secundário geral e técnico-profissional na Huíla (Angola): Origem social, trajetórias escolares, e expetativas escolares e profissionais
Autor
Jacob, Edgar Essuvi de Oliveira
Resumo
pt
O ensino técnico-profissional tem-se diferenciado do ensino secundário pelo seu caráter
funcional e reprodutor das estruturas sociais de classe (Bourdieu e Pass eron, 1964 e
1979; Martins, 2005). Nesta investigação, realizada em duas escolas do 2º ciclo da
província da Huíla, procurou-se, por um lado, conhecer a origem social e a trajetória
escolar dos jovens que frequentam os dois subsistemas de ensino, por outro, identificar
as suas expetativas escolares e profissionais. Os dados recolhidos revelam que grande
parte dos alunos pertencentes aos dois subsistemas de ensino é oriunda de famílias com
elevados recursos culturais e económicos. Os alunos do ensino secundário geral
apresentam trajetórias escolares marcadas por sucesso escolar e os do ensino
técnico-profissional têm percursos marcados por retenções. Contudo, uma parte
significativa dos alunos dos dois subsistemas aspira prosseguir os estudos e ingressar no
mercado de trabalho em simultâneo.
en
The technical professional education has been differentiated from the secondary
education by its functional character and reproduction of the social class structures
(Bourdieu and Passeron, 1964 and 1979; Martins, 2005). This research, conducted in
two schools at the 2
nd
cycle at Huíla province, on one hand, tries to know the social
origin and the scholar trajectory of the young people who attend the two subsystems of
education. On the other hand, it indentifies their academic and professional
expectations. The collected data reveals that most of the students belonging to both
subsystems of education come from families with high cultural and economic resources.
Pupils of general secondary education have educational trajectories marked by school
success and those in technical professional education have routes marked by retentions.
However, a significant proportion of students of both subsystems aspire to carry on
studies and enter the labor market simultaneously.