Título
A aplicação do conceito de fatores críticos de sucesso em diversos ambientes: revisão de estudos empíricos
Autor
Monteiro, Filipa Maria Lopes
Resumo
pt
Com o aumento da concorrência, as organizações tendem a reestruturar-se para produzir produtos e serviços de maior qualidade, reduzir custos e terem capacidade para reagir rapidamente ao mercado. A fim de se manterem competitivas nos mercados globais no futuro, as empresas devem enfrentar o desafio de obter um elevado desempenho em três aspetos importantes da sua capacidade operacional: flexibilidade, velocidade e capacidade de servir o cliente. O tema dos fatores críticos de sucesso (FCS) tem sido alvo de vários estudos, devido á sua importância para a definição da estratégia, a busca da eficiência operacional e o sucesso dos negócios. O presente estudo, de índole teórico-concetual, é uma revisão de estudos empíricos seleccionados de artigos publicados em revistas científicas constantes do ISCTE Business School Ranking (2012-14). Extraíram-se quatro conclusões principais. Primeira, conclui-se que os FCS não são universais e que variam consoante os ambientes em que são aplicados, devido às características das indústrias, características de mercado, diferentes culturas e diferentes recursos económicos, tecnológicos e sociais. Variam entre indústrias, sistemas, processos e práticas de gestão consoante o país. Segunda, não obstante a falta de universalidade, ressaltam alguns FCS que tendem a ser comuns, nomeadamente: o suporte, apoio e comprometimento da gestão de topo; a comunicação e informação e a importância atribuída ao conhecimento. Terceira, os FCS podem ser um fio condutor para o sucesso das empresas, se devidamente alinhados com o modelo de negócio, estratégia, operações e implementação de sistemas de gestão. Por fim, conclui-se que existem técnicas para identificar os FCS. Este estudo permite aos gestores ter uma noção primária dos FCS considerados em cada indústria, sistemas, processos e práticas de gestão implementadas.
en
With a growing number of competitors, organizations have to restructure themselves so they can produce products and services with the highest quality, reduce costs and have the ability to react quickly into the market. Thus, in order to maintain and stay competitive in markets hereafter, companies must face the challenge of achieving a high performance in three important aspects of their operational capacity: flexibility, speed and ability to serve the client. The theme of Critical Success Factors has been subject of many studies due to it is importance for the definition of strategy, the pursuit of operational efficiency and success of business. This theoretical study is a conceptual review of empirical studies of selected articles published in scientific journals listed in ISCTE Business School Ranking (2012-2014). There were extracted four main conclusions. First, it is concluded that the CSF are not universal and vary the environment in which they are applied because the industrial characteristics, market characteristics different culture and different economic resources, technological and social rights. Vary between industries, systems, processes and management practices according to the country. Second, notwithstanding the lack of universality, some CSF tend to be particularly common: support, support and commitment of top management, communication and information and the importance attributed to knowledge. Third, the CSF can be a guiding principle for business success is properly aligned with the business model, strategy operations and implementation of management systems. Finally, it is concluded that there are some tecnics to identify CSF. This study enables managers have a primary notion of CSF considered in each industry, systems, processes and management practices implemented.