Título
A importancia dos comportamentos de cidadania organizacional nas emoções desenvolvidas em diferentes fases da gestao de projectos
Autor
Raposo, Ana Schätzle
Resumo
pt
O presente estudo tem como objectivo determinar a influência que os comportamentos
de cidadania organizacional têm nas emoções ao longo das cinco fases da Gestão de
Projectos. Para tal, foi utilizada uma amostra constituída por 150 Gestores de Projecto,
provenientes de diferentes áreas de intervenção, com a idade média de 38,7 anos. De seguida,
foi realizado um estudo de regressão linear entre os comportamentos de cidadania
organizacional e as emoções positivas e negativas, que veio tornar evidente que a presença ou
ausência de determinados CCO, em fases concretas da Gestão de Projectos, é responsável
pelo desenvolvimento de emoções positivas e emoções negativas. De um modo geral, os
resultados vieram salientar que a lealdade é o CCO mais representativo para o
desenvolvimento de emoções positivas na Gestão de Projectos, especificamente na fase de
Planeamento e na fase de Execução. Adicionalmente, a ausência de lealdade na fase de
Monitorização e Controlo desencadeia emoções negativas nos Gestores de Projecto. Como
tal, pode-se concluir que a adopção do CCO lealdade é fundamental para a promoção e
desenvolvimento de emoções positivas na Gestão de Projectos.
en
The present study examines how organizational citizenship behaviors influence
emotions during the five stages of project management (PMI, 2004). The sample consists of
150 project managers with an average age of 38,7 years, from different areas of intervention.
A study of linear regression between the OCB and the emotions confirmed that the presence
or absence of certain OCB in specific phases of the PM causes positive and negative
emotions. The main conclusions of this investigation are that OCB loyalty is most
representative for the development of positive emotions during PM, specifically in the stages
of Planning and Execution. Furthermore, the absence of Loyalty in the stage of Monitoring
and Control causes negative emotions in project managers. Finally, this investigation
demonstrates that the OCB Loyalty is decisive for the promotion and development of positive
emotions in PM.