Título
Lean healthcare: os princípios Lean aplicados nos serviços de uma unidade hospitalar
Autor
Palma, Constantino José dos Santos Lopes
Resumo
pt
Face a uma crescente necessidade de se encontrar modelos de gestão eficazes capazes de dar resposta a um mundo cada vez mais competitivo onde a racionalização dos recursos é um tema dominante, é imperativo encontrar-se um modelo de gestão simples na sua conceção, linguagem e aplicabilidade de modo a que ao ser adotado não suscite duvidas nem surjam dificuldades de entendimento por todos aqueles que o estudam e decidem implementa-lo nos mais diversos sectores de atividade empresarial.
O pensamento Lean enquanto filosofia surge como um novo paradigma pelo seu conceito de liderança e gestão empresarial, capaz de responder aos novos desafios que o mundo atual enfrenta. O propósito desta metodologia é, através de processos simples arranjar uma maneira de “emagrecer” a entidade do desperdício tornando-a mais flexível e focada no cliente. Este modelo centra-se na eliminação de desperdícios, no envolvimento dos funcionários na produção e no esforço de melhoria continua, com vista à redução de custos e ao aumento da produtividade
Com a forte pressão que se faz sentir no setor da saúde em Portugal no sentido de uma redução sistemática dos custos, exigindo-se que se mantenham e se possível aumentem os níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados, as organizações de saúde vêem-se forçadas a adotar novas metodologias de gestão com a consequente melhoria de processos por forma a alcançarem este ambicioso objetivo.
Neste sentido o presente estudo exploratório pretende aferir como a metodologia Lean, adiante designado de Healthcare e mais especificamente os seus princípios estão presentes nos processos de melhorias já adotados e outros em curso no Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM) no Funchal.
O estudo conclui que a aplicação da metodologia e dos princípios Lean nos serviços hospitalares estudados é possível, com a implementação de algumas adaptações e com diversos graus de potencial de contributo para o nivelamento entre a qualidade e eficiência dos serviços. O estudo deixa ainda algumas pistas para o melhoramento dos processos implementados pelo HLM através de uma gestão eficiente dos processos e uma prática hospitalar de qualidade sempre de baixo do guarda-chuva Lean.
en
Due to an increase of need in finding an effective management model, able to respond to a world more and more competitive, where resources rationalization is imperative and a dominant theme, it’s necessary that we find a model in its management, language and applicability – understand, do and manage – in a way that no one has any doubts, easy to understand by everyone who studies it and applies it in every sector.
Lean thinking as a philosophy, appears as a new paradigm by its leading concept and corporate management, able to respond to new challenges that our world is facing. This methodology is based in finding a way that no matter what company we study, through a simple process is able to “loose weight” by eliminating the waste, so that it becomes more flexible and focused on the customer. This is based in waste elimination, employee involvement in production, a continuous improvement effort looking to a cost reduction and productivity increase.
With the strong pressure that we have been noticing in Portugal health sector, to pursue a real cost reduction, keeping the same service quality and efficiency, health organization are somehow forced to adopt new management methodologies , optimizing in a way they can achieve that extremely ambitious goal.
So in this sense, this exploratory study is after and trying to with Lean methodology, forward designated by Healthcare and more specific its principles, are being applied in Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM) in Funchal.
In conclusion, this study says that Lean principles and methodologies studied in Hospital services is possible with some adjustments and with several degrees of potential to level quality and service efficiency. Still this study leaves some clues to improve the procedures already done by the (HNM) through an efficient management and a quality hospital practice always under Lean “umbrella”.