Título
Lean management in healthcare enterprise project: Beatriz Ângelo Hospital's Cardiology Department
Autor
Pires, Susana Maria Barreto Gamito
Resumo
pt
Com os sinais de crise, tornou-se imperativo para as organizações focarem-se na redução de desperdício. Como filosofia de gestão, o termo Lean tem como focus a melhoria da produtividade, a eliminação de desperdício e promove actividades que acrescentam valor para o cliente. Este conceito é transversal a todo o tipo de serviços, inclusive no sector da saúde
O objectivo deste estudo prende-se com a introdução e análise de práticas de Lean Mangement no Departamento de Cardiologia do Hospital de Loures.
Por isso, no 1º capítulo são descritos a origem, os conceitos e as técnicas de Lean Management.
No 2º capítulo são apresentados exemplos de como o Lean Management pode ser aplicado e com resultados positivos, nos vários tipos de serviços.
A caracterização e modo de financiamento do Hospital de Loures, e por conseguinte o próprio serviço de Cardiologia, são analisados no 3º capítulo.
Ao longo do 4º capítulo, é descrita a Metodologia utilizada na análise da Cultura Organizacional e de Liderança do serviço e na implementação de Lean Management no serviço de Cardiologia.
No 5º capítulo é realizado o diagnóstico para aceder ao grau de mentalização e preparação dos recursos para a mudança, são identificadas as principais causas de desperdício e os respectivos resultados são discutidos.
Das principais conclusões do estudo, que constam no último capítulo, destaca-se como a integração dos princípios de Lean Management permite trazer melhorias no serviço de Cardiologia através de técnicas simples de implementar. Como desenvolvimentos futuros, propõe-se a melhoria continua no serviço de Cardiologia e a expansão deste conceito para outros departamentos e hospitais do país.
en
Signs of "crisis" make it more imperative that organizations focus on reducing waste. Lean as management philosophy sets its focus on improving productivity, eliminating waste and promoting activities that really add value to the client. This concept transcends boundaries, achieving industry's services in general.
The purpose of this study is the introduction and analysis of Lean Management in the Department of Cardiology of a Portuguese Hospital.
Thus, the first chapter is intended to deepen the knowledge related to the origin, concepts and techniques of Lean Management.
The second chapter presents examples of how Lean Management can be applied in transversal services, including various cases of Lean Management applied to Healthcare.
The financing analysis of the entity where Cardiology Department belongs to is described in chapter 3.
Along forth chapter, the used methodology is described for both analysis of the organizational culture and leadership of the department and analysis of Lean Implementation on Cardiology Department.
In the fifth chapter the degree of mindset and readiness of resources for change is assessed, the main causes of waste are presented and its elimination results discussed.
From the main conclusions of this study, last chapter, it is highlighted how integrating Lean Management principles in healthcare improves health services and how spreading good practices in its delivery is possible with simple techniques. As future developments it is proposed the department’s continuing improvement and the initiation of this philosophy in other departments and hospitals of the country.