Título
IBS networking: um estudo de caso
Autor
Marques, Liliana Sofia Granja
Resumo
pt
O século XXI trouxe uma revolução tecnológica inquestionável e com ele vieram as redes sociais virtuais, que estão presentes, de forma direta ou indireta, na vida de todas as pessoas. O Career Service, departamento da ISCTE Business School, no sentido de acompanhar esta mudança e concretizar o seu grande objetivo, que passa pela empregabilidade dos alunos, criou em 2010 a IBS Networking.
O grande objetivo deste estudo é analisar a eficácia e a eficiência da IBS Networking, bem como a satisfação dos utilizadores, tendo sempre como referência os objetivos de criação da rede: reunir a rede global de alunos; aproximar os utilizadores do mercado de trabalho; contacto ativo e permanente, bem como interação, entre empregadores, alunos da ISCTE Business School e antigos alunos da mesma Escola (Alumni); motivar os utilizadores a terem os seus dados permanentemente atualizados; auxiliar os utilizadores a desenvolver as suas carreiras e redes de relações profissionais; e por fim, permitir um contacto constante com antigos alunos.
Recorreu-se ao método do estudo de caso, tendo sido realizada uma entrevista à Gestora da Rede e aplicados dois questionários aos utilizadores da rede: empresas e antigos e atuais alunos.
Após a análise dos mesmos foi possível aferir que tanto os utilizadores como a Instituição, estão satisfeitos com a IBS Networking. Além da satisfação, foi possível identificar tendências de utilização desta rede social, bem como questões relacionadas com o futuro da mesma.
en
The twenty first century has brought an unquestionable technological revolution and with it came the virtual social networks, which are present either directly or indirectly, in everyone‟s lives. Career Service, a department of ISCTE Business School, in order to follow this change and accomplish their ultimate goal, which is the employability of students, created the IBS Networking in 2010.
The main objective of this study is to analyze IBS Networking effectiveness and efficiency, and user satisfaction, having in mind the objectives for setting up this network: to meet the global network of students; to bring users closer to the labor market, active and permanent contact, as well as interaction, between employers, ISCTE Business School students and alumni of the same school; to motivate users to have their data permanently updated; to help users develop their careers and professional networks of relationships, and at last to enable a constant contact with the alumni.
The research method is the case study, having been conducted an interview with the Network Manager and applied two questionnaires for network users: companies as well as current and former students.
After its analysis it was possible to recognize that both users and the Institution are satisfied with IBS Networking. Besides this satisfaction, it was possible to identify trends in using this social network, as well as issues related to its future.