Título
Impacto da utilização de digital opinion leaders portugueses, pelas empresas, na promoção de produtos, serviços e eventos nas redes sociais
Autor
Costa, Inês Maria Figueiredo Tavares Pereira da
Resumo
pt
A evolução das redes sociais levou a que estas se tornassem num meio de comunicação
de tal forma poderoso que as empresas têm vindo a abandonar o marketing tradicional e
a apostar no marketing digital. Foi por causa das redes sociais que surgiram os líderes de
opinião digital: pessoas influentes nas redes sociais que muitas vezes são escolhidos pelas
marcas como os seus representantes e que têm como função transmitir aos seus seguidores
aquilo que as marcas oferecem. Este tipo de marketing funciona porque é mais pessoal e
as pessoas confiam nas suas opiniões.
Com este estudo, pretende-se compreender se a promoção de produtos, serviços e
eventos, feita pelos líderes de opinião digital nas redes sociais, tem impacto positivo nas
marcas. Neste sentido, foram criados cinco objetivos com o intuito de ajudar na resolução
desta problemática. Como primeiro objetivo tentámos averiguar se a opinião e a partilha
de conteúdos por parte dos influenciadores digitais nas redes sociais é uma mais valia
para a marca. O segundo objetivo passou por verificar se a reação do consumidor à
partilha de conteúdos pagos pelas marcas nas redes sociais dos líderes de opinião digital
é positiva. Relativamente ao terceiro objetivo, pretendemos averiguar se o consumidor
considera que o líder de opinião digital português é leal aos seus seguidores. No quarto
objetivo procurámos perceber se o líder de opinião digital tem influência no processo de
decisão de compra do consumidor. No que diz respeito ao quinto e último objetivo,
tentámos identificar a rede social em Portugal que permite uma maior interação entre o
influenciador digital e o consumidor.
Depois de definidos os objetivos, foi elaborado um questionário online, onde
participaram 200 consumidores portugueses que utilizam as redes sociais. Os resultados
obtidos mostram que a maioria dos portugueses já se sentiram influenciados por um líder
de opinião digital na aquisição de um produto ou serviço. No entanto, o mesmo não
acontece com a promoção de eventos. São os familiares e amigos que têm mais influência,
na aquisição de produtos e serviços nos consumidores. Os portugueses consideram que
os influenciadores digitais não são leais aos seus seguidores, uma vez que promovem
produtos e serviços que nunca utilizaram, mas fazem-no porque são pagos. Porém, os
portugueses também não se importam que os líderes de opinião partilhem conteúdos
pagos, isto porque consideram uma boa forma de conhecer novas marcas. Os utilizadores das redes sociais procuram as opiniões dos líderes de opinião nas redes sociais, mas
também em reviews feitas em fóruns durante o processo de decisão de compra. A rede
social mais utilizada pelos portugueses é o Facebook. Esta é também a rede onde há maior
participação dos líderes de opinião digital, segundo os utilizadores; logo, é a rede onde
há maior interação entre os influenciadores e os seguidores.
Os resultados deste estudo permitem concluir que as marcas devem apostar nos líderes
de opinião digital. É importante que a marca escolha um líder de opinião digital que se
relacione bem com os seus seguidores e que se envolva com o conteúdo que está a
partilhar. As redes sociais estão a evoluir cada vez mais e os seus utilizadores estão cada
vez mais rigorosos, sendo então importante acompanhar a evolução para que o poder da
influência não se extinga.
en
The evolution of social networks made them so powerful that companies starts to
change from traditional marketing to digital marketing. After the social networks boom,
the digital opinion leaders emerged. They are influent people in social networks that are
chosen by the brands as their voice with the main goal of communicate to their followers
what brands have to offer. This kind of marketing works because it’s more personal and
people trust in their opinions.
The study purpose is to understand if the promotion made by digital opinion leaders
of products, services and events in social networks, has positive impact on brands.
Therefore, five goals were created in order to help in the analyses of this study. As first
goal, we try to find out if the influencers’ opinion as well as the contents shared by them
are a benefit for brands. In the second goal, we try to understand if consumer reacts
positively when digital opinion leaders share paid content. In the third goal, we want to
know if consumers think that portuguese digital opinion leaders are loyal to their
followers. The fourth goal that we establish is to understand if digital opinion leaders
have influence in the consumer’s purchase decision process. In the fifth and last goal, we
try to identify the social network that allows more interaction between influencers and
consumers in Portugal.
After the definition of the goals, an online questionnaire was created and was answered
by 200 portuguese consumers that use social networks. The results show that the majority
of consumers have already been influenced by digital opinion leaders to buy a product or
a service. However, this doesn’t happen with the events promotion. Family and friends
are the ones who have more influence in consumers when it comes to purchase a product
or a service. Portuguese people do not see digital opinion leaders as loyal people to their
followers, because they promote products and services that they don’t know well but are
paid for sharing them. Nevertheless, portuguese people also don’t care if influencers share
paid content because they see it as a good way of knowing new brands. The social
networks users search for the influencers’ opinion, but also for reviews in online forums
during their purchase decision process. Facebook is the social network that is used by the
majority of portuguese people. This network is also the one where digital opinion leaders have more participation; So, Facebook is the social network where there is more
interaction between influencers and their followers.
The findings of this study allow to conclude that brands should use digital opinion
leaders. It is important that the brands choose a digital opinion leader that has a good
relationship with their followers and that know well the content that is sharing. Social
networks are increasing every day and their users are more strict than ever, so it is
important to keep up with the evolution so the power of the influence does not fade away.