Título
Definição estratégica para o setor vitivinicola da região do Algarve: a opção do enoturismo: case study vinhos do Algarve
Autor
Rico, João Pedro Galrito Bento Teles
Resumo
pt
se com este trabalho efetuar um estudo exploratório, através da análise e
formulação estratégica aos Vinhos do Algarve, representantes de uma região demarcada
nacional. Será utilizado o setor vitivinícola algarvio como case study. O objetivo é dar ênfase
aos vinhos algarvios e torna-los num produto de imagem de marca dos vinhos portugueses, de
forma a aumentar a sua notoriedade.
Paralelamente será analisada uma Indústria em crescimento a nível mundial – o
Enoturismo – e será demonstrando que esta poderá ser uma alternativa na formulação da
estratégia dos Vinhos do Algarve.
O trabalho está estruturado nas seguintes partes: na primeira é apresentado o “Estado
da Arte”, onde se descreve o que de mais atual existe neste setor de atividade, a forma pela
qual o mercado e o setor se organizam, a sua segmentação e a classificação dos tipos de
vinho. Apresentar-se-á igualmente, nesta parte, o processo de fabrico (“vinificação” /
enologia) e a viticultura. Para finalizar o capítulo, abordar-se-á o Enoturismo e as tendências
futuras para o setor vitivinícola, recorrendo a artigos de opinião publicados em revistas da
especialidade nacionais e internacionais e a entrevistas efetuadas.
Na segunda parte com a metodologia, apresentar-se-á os objetivos pedagógicos, os
destinatários desta tese, o público-alvo e o tipo de caso aplicado.
Na terceira parte aplicar-se-á os conhecimentos de Estratégia ao caso em estudo,
através do processo de gestão estratégica, utilizando bibliografia de autores de referência.
Para além dos autores citados e referenciados no “Estado da Arte”, é aqui que se efetuará a
revisão da literatura.
Na última parte será proposta uma opção estratégica para os Vinhos do Algarve e
serão tecidas algumas opiniões e comentários.
en
The aim of this work is to carry out a thorough study, by means of an analysis and
strategic formulation of wines from the region of Algarve as representative wines of a well
defined region. The Algarve wine industry shall be used as a case study. The goal is to
highlight these, and turn them into a brand image of Portuguese produced wines, so as to
increase their visibility.
It will also be analyzing the industry which has been spreading worldwide – the
“Wine tourism” – demonstrating that it could be an alternative in the formulation strategy
regarding the Algarve wines.
This work shall be structured in the following parts: The first one will introduce the
“State of Art”, and what currently exists in this activity sector will be described, as well as the
way this sector and market organizations are structured, segmentation and wine types
classification. The whole fabrication process (“Vinification” / enology) and viticulture will
also be addressed. Finally, the “Wine tourism” and future trends for all these sectors will be
approached, using published article opinions in national and internationally specialized
magazines and interviews.
In the second part to the methodology, will present the educational objectives,
recipients of this, the audience and the type of case applied.
The third part will deal with the knowledge strategy applied to this case study, by
means of a strategic management process, using bibliography of reference authors. In addition
to the authors cited and referred to in the "State of Art", “Literature Review” will be further
used in this part.
Finally a strategic approach for the “Algarve Wines” will be put forward in the last
part. This will be carried out by providing a few comments and opinions.