Título
How to propel domestic tourism activity in an industrial city through wine tourism: A project based in the state of Aguascalientes, Mexico
Autor
Espino Mendoza, Sandra
Resumo
pt
É amplamente reconhecido que as caves de vinho estão entre os destinos mais atraentes para os
turistas, principalmente quando se visita um país europeu. No entanto, a visita de vinhedos não é
uma atividade de turismo popular quando nos referimos a países do Novo Mundo. Embora algumas
investigações desenvolvidas na Austrália e na Argentina tenham demonstrado um incremento na
procura do enoturismo, este tipo de turismo ainda é uma atividade económica pouco investigada no
México. Assim, este projeto visa investigar se o enoturismo poderia ser um atrativo viável para
impulsionar a atividade turística de uma cidade industrial no México, utilizando o seu potencial para
dinamizar este mercado em expansão. Para analisar esta questão relativamente ao estado de
Aguascalientes, México, decidimos elaborar este projecto para estudar a atividade turística na
região, e aliá-la à sua longa tradição vitivinícola e à sua rota do vinho em desenvolvimento.
Utilizámos dados secundários através da revisão da literatura existente e dados primários que
recolhemos através de um focus group para desenvolver este projecto e sustentar a nossa proposta.
A informação qualitativa e quantitativa obtida revelou que o enoturismo é suficientemente apelativo
para o turista visitar um destino industrial quando existam condições adequadas. Além disso, foi
possível desenvolver recomendações especificas para gestores e marketers envolvidos na
dinamização do setor do enoturismo em Aguascalientes, com o objectivo de o tornar um destino de
enoturismo competitivo no país, apresentando-o como um destino introdutório ao enoturismo para
novos enoturistas.
en
It is widely known that wine cellars are among the most appealing destinations for tourists,
especially when visiting a European country. However, vineyard visitation is not an isolated popular
tourism activity when it comes to New World countries. Although some research developed in
Australia and Argentina have demonstrated an increment in wine tourism demand, this type of
tourism is still an under-investigated economic activity in Mexico. Thus, this project aims to
investigate if wine tourism could be a viable attraction to propel tourism activity in an industrial
city, its potential as a booming market in the country, and its possible enhancements. To analyse
this premise, the state of Aguascalientes, Mexico, was taken as the case study destination due to its
scarcity of tourism activity, its long-standing wine-producing tradition, and its developing wine
route. Secondary data from the literature review and primary data gathered from a focus group were
analysed to prove this theory. The qualitative and quantitative information obtained revealed that
wine tourism is appealing enough for tourists to visit an industrial destination under the proper
conditions. Furthermore, it was possible to develop specific managerial and marketing
recommendations for the wine tourism sector in Aguascalientes to make it a competitive wine
tourism destination in the country, presenting it as an introductory wine tourism destination for
wine-novice tourists.