Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Plano de negócio: Aplicação móvel Vinhos e Pratos

Autor
Prata, Pedro Miguel de Almeida
Resumo
pt
Este projeto insere-se no contexto do mestrado em Gestão, tem por objetivos a sua conclusão e a implementação de uma empresa para comercialização de uma aplicação móvel para a harmonização dos sabores do vinho com os alimentos. O objetivo deste projeto de mestrado consistiu na elaboração de um plano de negócio para a estruturação da ideia de negócio, conjugando a criação de valor para a empresa e cliente assente na premissa de inovação para a harmonização. Para a estruturação das linhas gerais da ideia de negócio seguiu-se um conjunto de metodologias para a identificação de tendências e potenciais vantagens competitivas. Iniciou-se com a análise contextual da envolvente à empresa, materializada pela identificação de oportunidades e ameaças, análise transacional e contextual (PEST), modelo das cinco Forças de Porter e estimativa da dimensão do mercado. Compreendida a envolvente exterior à empresa, realizou-se uma análise às características intrínsecas, nomeadamente a identificação dos pontos fortes e fracos. Através do cruzamento de pontos fortes e fracos com as fraquezas e oportunidades, análise SWOT qualificada, identificou-se e caracterizou-se a posição estratégica da empresa no mercado. Realizou-se a formulação estratégica, visão, missão, objetivos, estratégia competitiva e modelo de negócio, bem como a definição da estratégia de desenvolvimento, modelo STP e cronograma. Para as políticas de implementação definiu-se as políticas de marketing-mix, tecnológicas, organizacionais e financeiras e respetivos requisitos para a sua implementação. Finalizou-se este projeto de mestrado com a aferição da viabilidade financeira através da avaliação financeira.
en
This project was done in the context of a master's degree in Business Management, regarding its conclusion and the implementation of an enterprise for the commercialization of a mobile application for matching the flavors of wine with food. The objective of this project was the development of a business plan for structuring the business idea, combining the creation of value for the company and to customer with the innovation behind the process for matching the flavors of wine with food. For structuring the guidelines of the business idea a methodology was carried out so that trends and potential competitive advantages could be identified. Thus, it was initially carried out with a contextual analysis of surroundings of the company, materialized by identifying opportunities and threats, transactional and contextual analysis (PEST), Porter five forces analysis and calculating the potential market size. Understood the surroundings of the company, the next step was the analysis of the intrinsic characteristics, including the identification of strengths and weaknesses. Through the intersection of strengths and weaknesses with threats and opportunities, SWOT analysis, it was possible to identify and characterize the strategic position of the company in the market. Then, it was held the strategic formulation, vision, mission, goals, competitive strategy and business model as well as the definition of the development strategy, STP model and set the timeline for the implementation. For the definition of the implementation policies, it were defined the policies of marketing mix, technological, organizational and financial and its respective requirements for implementation. In the end, after the analysis of all the previous points, it was assessed the viability of the project though a financial evaluation.

Data

06-jul-2016

Palavras-chave

Enoturismo
Wine tourism
Grapes
Plano de negócio -- Business plan
Vinho -- Wine
Emparelhamento de serviços -- Pairing services

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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