Título
Estratégia digital da marca Umbelino Monteiro, SA - 2013
Autor
Ferreira, Tiago Filipe Duarte
Resumo
pt
A empresa Umbelino Monteiro está presente no sector da cerâmica há mais de 50 anos,
com o início da actividade no ano de 1959. No ano de 2007 é comprada por um importante
grupo internacional, sediado na Bélgica – Grupo Etex, entrando assim para um universo
global.
Sendo o 3º Player de referência no mercado nacional com a liderança no segmento da
reabilitação, continua a trabalhar diariamente para a liderança do mercado. É distinguida
pela sua comunicação e pela promessa de uma cobertura para a vida. A empresa criou há
alguns anos o Departamento de Marketing para acompanhar o desenvolvimento do negócio
e ficar assim preparada para os mais diversos desafios que o sector impõe.
Verificado o interesse do consumidor final na compra do produto da Umbelino Monteiro,
que actua principalmente no mercado Business to Business, há um esforço para atingir este
novo target. Com a simplificação da comunicação técnica, simplificação de processos e
desenvolvimento de mecanismos de retenção de novos clientes, a Umbelino Monteiro
aposta em uma comunicação mais directa para este público específico.
Em 2012 a empresa começa a ter a percepção da importância das plataformas digitais e
elabora uma estratégia de comunicação para os seus consumidores finais presentes neste
meio. O consumidor final começa a ter um peso decisivo na escolha dos produtos para a
cobertura da sua casa. Como resultado, as actuais plataformas digitais tornaram-se num
veículo de comunicação indispensável às marcas “amigas” dos utilizadores. Esta começa a
ser a ferramenta preferida dos consumidores – estamos perante uma ferramenta de
comunicação que o marketing começa a explorar de forma interminável.
A administração da Umbelino Monteiro toma a decisão de entrar no mundo digital com a
ajuda de um plano de comunicação para o meio digital estando este correlacionado com as
ferramentas de marketing tradicionais utilizadas pela marca.A descrição da concorrência directa da Umbelino Monteiro encontra-se dentro do sector da
cerâmica com o produto de telha cerâmica para cobertura, identificando a empresa líder de
mercado CS-Coelho da Silva e restantes players, com peso no mercado nacional, tais como
a Cobert, Margon e Soltelha. A concorrência descrita anteriormente não aproveita o meio
digital para a sua promoção, existindo assim uma oportunidade a explorar. A marca tem
intenção de conquistar o consumidor através das plataformas digitais, influenciando a
opinião dos prescritores através de novas ferramentas de comunicação e posicionar-se
como uma marca de referência a nível nacional. Num mercado tão competitivo como é o
do sector cerâmico é deveras importante desenvolver mecanismos para conquistar novos
públicos e reter os actuais consumidores. Nesse âmbito a aposta nas plataformas digitais
para uma comunicação mais personalizada parece ser viável. Os benefícios do uso destas
plataformas serão vistos numa perspectiva de longo prazo.
Com o intuito de aumentar a notoriedade da marca Umbelino Monteiro junto dos actuais e
potenciais consumidores, a empresa aposta em entrar no mundo online através do
refreshing do seu website, desenvolvimento do site para smartphone e a criação e gestão
das redes sociais (Facebook, Youtube, Linkedin). O tom de voz será jovem, descontraído,
directo comunicando de forma arrojada as suas campanhas promocionais.
Para este projecto o departamento de marketing disponibilizou um budget de 35000€ para
comunicar a marca no universo digital. A aplicação do orçamento está compreendida entre
a data 01 de Janeiro de 2013 e 31 de Dezembro de 2013.
en
The purpose of this project consists of a Digital Strategy for Umbelino Monteiro´s brand
year 2013. It was necessary to analyze the ceramic Portugal´s market and Umbelino
Monteiro´s competitors.
From another perspective, we analyzed the consumer behavior in Internet and the impact
that social networks have on the development of a brand.
The Digital Plan Strategy complements the overall plan of the Department of Marketing.
The blended concept is embodied in strategy to provide a coherent and consistent
communication, and digital communication (On communication) is in alignment with the
other non-digital communication tools (Off communication).
For the success of the Digital Umbelino Monteiro Strategy – for the year 2013 is always
necessary to take into account the objectives and know the detail of all his actions to have a
good execution.