Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O papel das agências na trajetória dos influenciadores digitais: um estudo de caso sobre a relação entre as agências e os youtubers em Portugal

Autor
Sousa, Ana Rita Inácio Baptista de
Resumo
pt
As redes sociais online refletem, ano após ano, um crescimento significativo face aos meios de comunicação tradicionais. O YouTube enquanto rede social online promove a liberdade de expressão, de informação, de oportunidade e o sentimento de pertença, mostrando-se, por isso, cada vez mais competitivo e consequentemente mais relevante para o universo do Marketing e da Publicidade. Desta forma, as marcas têm vindo a apostar cada vez mais no site de partilha de vídeos, mais concretamente nos próprios criadores de conteúdo, com o intuito de aumentar a sua visibilidade e notoriedade junto de vastas audiências. A presente dissertação tem como principal objetivo responder às seguintes questões de partida: no entender das agências, qual o potencial do YouTube e dos criadores digitais tidos como influencers enquanto estratégia de comunicação para as marcas?, Como é feito o acompanhamento aos youtubers, por parte das agências?, e por último, Qual o papel das agências na consolidação da carreira de um youtuber?. Neste sentido, através de uma estratégia qualitativa e indutiva, e tendo por base uma revisão da literatura publicada, foi feito um cruzamento das diversas dimensões temáticas aqui presentes. Como principais resultados, constatou-se que as agências surgem como elo entre os influenciadores digitais e as marcas, ao fazerem a gestão dos interesses dos seus clientes comerciais, bem como dos youtubers. Elas dão a conhecer novas dimensões de comunicação e dizem apresentar as melhores soluções à marca, de acordo com o perfil da campanha. Verificou-se ainda que existe, por parte das agências, uma monitorização constante do percurso dos youtubers, para que haja simultaneamente uma interpretação dos seus conteúdos e a sensibilização para a adoção de um conjunto de práticas que o façam evoluir e melhor servir as marcas.
en
Online social networks reflect, year after year, a significant growth compared to traditional media. YouTube as an online social network promotes freedom of expression, information, opportunity and a sense of belonging, and is therefore increasingly competitive and therefore more relevant to the marketing and advertising world. In this way, brands have been investing more and more on video sharing sites, more specifically on the creators themselves, in order to increase their visibility and notoriety with vast audiences. The main objective of this dissertation is to answer the following questions: What is the agencies view on the potential of YouTube and influencers digital creators as a communication strategy for brands?, How is the management of the youtubers by the agencies?, What's the roll of the agencies in the career consolidation of a YouTuber?. In this sense, through a qualitative and inductive strategy, and based on a thorough review of the published literature, a cross-section of the various thematic dimensions presented here was made. As main results, it was found that agencies appear as a mediator between digital influencers and brands, while managing the interests of commercial customers as well as youtubers. They introduce new dimensions of communication, such as one that is made through influencers, trying to present the best solutions to the brand, according to the profile of the campaign. It was also verified that there is a constant monitoring by the agencies of youtubers performance, so that there is an interpretation of their contents and the suggestion of a set of practices that can make them evolve and better serve the brands.

Data

21-ago-2019

Palavras-chave

Brands
Digital marketing
Marketing digital
Rede social
Online social networks
YouTube
Sociologia da comunicação
Publicidade electrónica
Estratégias de marca
Influencer
Youtubers
Agencies
Content makers

Acesso

Acesso livre

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