Título
O papel das agências na trajetória dos influenciadores digitais: um estudo de caso sobre a relação entre as agências e os youtubers em Portugal
Autor
Sousa, Ana Rita Inácio Baptista de
Resumo
pt
As redes sociais online refletem, ano após ano, um crescimento significativo
face aos meios de comunicação tradicionais. O YouTube enquanto rede social online
promove a liberdade de expressão, de informação, de oportunidade e o sentimento de
pertença, mostrando-se, por isso, cada vez mais competitivo e consequentemente mais
relevante para o universo do Marketing e da Publicidade. Desta forma, as marcas têm
vindo a apostar cada vez mais no site de partilha de vídeos, mais concretamente nos
próprios criadores de conteúdo, com o intuito de aumentar a sua visibilidade e
notoriedade junto de vastas audiências.
A presente dissertação tem como principal objetivo responder às seguintes
questões de partida: no entender das agências, qual o potencial do YouTube e dos
criadores digitais tidos como influencers enquanto estratégia de comunicação para as
marcas?, Como é feito o acompanhamento aos youtubers, por parte das agências?, e por
último, Qual o papel das agências na consolidação da carreira de um youtuber?. Neste
sentido, através de uma estratégia qualitativa e indutiva, e tendo por base uma revisão
da literatura publicada, foi feito um cruzamento das diversas dimensões temáticas aqui
presentes.
Como principais resultados, constatou-se que as agências surgem como elo entre
os influenciadores digitais e as marcas, ao fazerem a gestão dos interesses dos seus
clientes comerciais, bem como dos youtubers. Elas dão a conhecer novas dimensões de
comunicação e dizem apresentar as melhores soluções à marca, de acordo com o perfil
da campanha. Verificou-se ainda que existe, por parte das agências, uma monitorização
constante do percurso dos youtubers, para que haja simultaneamente uma interpretação
dos seus conteúdos e a sensibilização para a adoção de um conjunto de práticas que o
façam evoluir e melhor servir as marcas.
en
Online social networks reflect, year after year, a significant growth compared to
traditional media. YouTube as an online social network promotes freedom of
expression, information, opportunity and a sense of belonging, and is therefore
increasingly competitive and therefore more relevant to the marketing and advertising
world. In this way, brands have been investing more and more on video sharing sites,
more specifically on the creators themselves, in order to increase their visibility and
notoriety with vast audiences.
The main objective of this dissertation is to answer the following questions:
What is the agencies view on the potential of YouTube and influencers digital creators
as a communication strategy for brands?, How is the management of the youtubers by
the agencies?, What's the roll of the agencies in the career consolidation of a
YouTuber?.
In this sense, through a qualitative and inductive strategy, and based on a
thorough review of the published literature, a cross-section of the various thematic
dimensions presented here was made.
As main results, it was found that agencies appear as a mediator between digital
influencers and brands, while managing the interests of commercial customers as well
as youtubers. They introduce new dimensions of communication, such as one that is
made through influencers, trying to present the best solutions to the brand, according to
the profile of the campaign. It was also verified that there is a constant monitoring by
the agencies of youtubers performance, so that there is an interpretation of their contents
and the suggestion of a set of practices that can make them evolve and better serve the
brands.