Título
Acolhimento e integração dos funcionários segundo o manual de acolhimento: O caso da Direção-Geral das Atividades Económicas
Autor
Saraiva, Ana Paula Saldanha Marquês
Resumo
pt
Numa sociedade cada vez mais complexa e globalizada, a Administração Pública procura
adaptar-se aos vários contextos e tem vindo a ser alvo de reflexão em muitos países, com vista
a enfrentar os desafios da globalização que se colocam aos serviços públicos.
Neste sentido, e no contexto de uma sociedade de informação se, por um lado, se
verifica a melhoria de procedimentos aliados às novas tecnologias de comunicação, por outro,
sabe-se que o valor das organizações está no seu capital humano. A gestão estratégica da
comunicação é fundamental na ligação entre a missão, os objetivos e os públicos que pretende
atingir para a modernização de qualquer organismo público e para o estabelecimento de boas
relações, entre os seus diversos públicos.
Esta função, também é transversal dentro da própria organização, pelo que são cada
vez mais fundamentais os aspetos que compõem um processo de recrutamento e seleção
eficaz dos colaboradores e, sobretudo, um processo de acolhimento no qual a informação
entre organismo e colaborador permita um melhor desenvolvimento das suas competências
nas funções a desempenhar. Acolher um novo elemento numa organização é, acima de tudo,
fornecer-lhe as melhores condições de integração para que, o mais rapidamente possível, se
sinta membro da instituição.
Para tal, e analisando como estudo de caso, a Direção Geral das Atividades
Económicas, este trabalho propõe-se à elaboração de um manual de acolhimento enquanto
ferramenta e um instrumento adequado no que respeita à comunicação de informação
necessária ao acolhimento do novo colaborador.
en
In an increasingly complex and globalized society, public administration seeks to adapt to
various contexts and has been the target of reflection in many countries in order to face the
challenges of globalization faced by the public services.
In this way, it appears to improve procedures coupled with the new communication
technologies. On the other hand, it is known that the value of organizations is in its human
capital. The strategic management of communication is the key in linking the mission,
objectives and public you want to reach for the modernization of any public body and the
establishment of good relations among its various stakeholders.
This function is also cross within the organization, and therefore are increasingly
fundamental aspects that make up a recruitment process and effective employee selection and
above all a process of reception and integration that enables its proper reception, a quick
integration and an orientation that fosters the development of their skills in the functions
fulfilled. Welcome a new element in an organization is, above all, provide you with the best
integration conditions so that, as soon as possible, feel member of the institution.
For this purpose and analyzing a case study, the General Directorate of Economic
Activities, this paper proposes to prepare a manual host as a tool and a suitable instrument to
reception, information and orientation of each new employee.