Título
Vista Alegre : história, colecionismo e mercado na atualidade
Autor
Mendes, Ana Rita Soares
Resumo
pt
A presente dissertação evidência aquela que é a fábrica de porcelana mais antiga da
Península Ibérica, assumindo-se como uma das marcas nacionais de excelência, quer pela sua
qualidade, quer pela ligação afetiva e cultural que suscita.
Visando uma analise tripartida explanamos a história da Vista Alegre, o colecionismo
de peças da Vista Alegre e o mercado destas porcelanas.
Num primeiro momento focamo-nos no nascimento, implementação e expansão da
Vista Alegre desde os seus primórdios até à atualidade, mas não sem antes enquadrar o
surgimento e desenvolvimento do gosto pela porcelana em Portugal e os esforços realizados no
sentido da sua manufatura.
Numa segunda instância debruçamo-nos sobre o perfil e motivações dos colecionadores
desta marca, enquadrando igualmente a temática no seu contexto histórico-social e nas
intermitências que lhe são próprias em âmbito nacional.
O capítulo final prende-se com o mercado da arte visando alcançar a presença e
proliferação da marca no mesmo, esperando elucidar no que diz respeito às suas
particularidades e ambivalências, contando para tal com uma sumária análise do mercado
primário e com maior especificidade do mercado secundário, nomeadamente em torno dos
leiloes oficiais Vista Alegre, bem como de outros leilões onde a marca tenha marcado presença
e identicamente em conjunturas onde o mercado da arte se desenvolve como feiras, antiquários
e os crescentes leilões online, com maior incidência entre 1997 e 2011. Aqui, e à semelhança
dos capítulos prévios, iniciamos o mesmo com uma abordagem em torno da temática dos
mercados da arte e da sua situação e características no quadro nacional.
en
The following master thesis evolves around Vista Alegre, the oldest porcelain factory
in the Iberian Peninsula, assuming as a national brand of excellence, not only due to its quality
but and mostly for of the emotional and cultural connections that it raises .
The thesis is subdivided into three different chapters resulting in a conjoint analysis: the
brand´s history, it´s collectors and the market.
The first chapter focus on the birth, development and expansion of Vista Alegre since
its troubled beginnings to the brand´s acclaimed and current reality, while in an opening
moment we elucidate about the porcelain wide expansion and praise in the Portuguese and
European context and the efforts made towards it´s manufacture.
The following chapter advances to the subject of collecting explaining the collector´s
motivations, trends and profiles by analyzing the social and historical meanings of collecting
as well as approaching the Portuguese framework and the Vista Alegre pieces collector.
Last but not least, the third and final chapter culminates on the study of the brand´s
market position and dissemination. It observes the primary market but especially the secondary
market, mainly the official auctions comprised between 1997 and 2011.
Hoping to elucidate about the brand´s presence and particularities in the art market we
also focus our analysis in other auctions where the brand was involved as well as antique shops,
antique fairs and online auctions- agents and places that take part in the art market network, a
topic that we equally approach, predominantly the Portuguese background and situation.