Título
“Desculpe, faz o quê?” Problematizar o gestor cultural e o gestor de ciência
Autor
Gonçalves, Anabela Almeida
Resumo
pt
O objetivo desta dissertação é problematizar o lugar do gestor cultural e do gestor de ciência
no panorama da profissionalização, situando o contributo de ambos no quadro da gestão e do
trabalhador do conhecimento. Paralelamente, tenta-se compreender quais as tarefas e
competências inerentes a ambos, traçando um perfil destas ocupações, baseada na dissecação
de aspetos adjacentes à emergência de uma profissão no entender desta investigação: autoimagem
e perceção pública, mercados existentes, formação académica, experiência,
condições contratuais e vocação.
Esta investigação reuniu contributos do campo da sociologia das profissões e da
sociologia da gestão, incorporando a perspetiva de Peter Drucker e estudos realizados no
campo da gestão cultural e da gestão de ciência.
No plano empírico, recorreu-se à técnica não documental materializada em entrevistas
realizadas a gestores culturais e gestores de ciência e ao suporte documental constituído por
editais contendo ofertas públicas de trabalho e pesquisa de formação académica.
en
The objective of this dissertation/thesis is to problematize the role of the cultural and the
science managers in the scene of the professionalization, situating both agents in the
management and knowledge worker context. At the same time, the aim is to understand the
tasks and skills inherent to both, outlining a profile of these jobs based on the dissection of
aspects that are adjacent to the emergence of a profession according to the present study: selfimage
and public perception, existing markets, academic training, experience, contractual
conditions and vocation.
This investigation gathered contributions from the field of sociology of the
professions and sociology of management, incorporating Peter Drucker’s perspective, and
studies carried out in the field of cultural and scientific management.
At an empirical level, non-documental methodology was applied and materialized
through interviews conducted to cultural and science managers as well as supporting
documentation including public jobs descriptions and academic training.