Título
O ator Bruno Bravo e os primeiros sintomas: Estudo de dois trajetos profissionais que se intercetam no teatro
Autor
Barros, Ana Rita Mata de
Resumo
pt
A presente dissertação centra-se na descrição do trajeto profissional e artístico do ator Bruno
Bravo e da companhia que fundou, os Primeiros Sintomas. A tese tem como pano de fundo a
caracterização do teatro, em Lisboa e a nível nacional, nos anos 90, do século XX – altura em
que o ator e a companhia iniciaram os seus trajetos – até à atualidade. Esta análise qualitativa
parte das palavras do ator e encenador, aliadas a três entrevistas realizadas em momentos
diferentes da sua “trajetória de carreira”, para com elas construir um “retrato sociológico” do
seu percurso no teatro. Pretende-se descrever o impacto que as múltiplas facetas do trabalho de
Bruno Bravo e dos Primeiros Sintomas tiveram - e têm hoje - na configuração do tecido teatral
português. Por fim, realiza-se uma reflexão e um breve debate teórico sobre a gestão e a
produção teatral, os desafios da profissão de ator, a economia teatral e a formação dos atores,
permitindo compreender as alterações mais significativas, o posicionamento do artista e o
funcionamento da sua estrutura de criação, no panorama teatral lisboeta, durante este período
temporal.
en
This thesis focuses on describing the professional and artistic path of the actor Bruno Bravo
and the company that he founded: Primeiros Sintomas. The thesis has as its backdrop the
characterisation of theatre both within Lisbon and nationally, from the 1990s – when the actor
began his career, and the company was born– to the present moment. In this qualitative analysis,
the words of the actor and director are taken as a starting point that, coupled with three
interviews that have taken place during different times of his career, allowed for the creation of
a “sociological portrait” of his journey. It is also intended to describe the impact that Bruno
Bravo and Primeiros Sintomas had - and currently have - on the configuration of Portuguese
theatre. A theoretical reflection and debate are carried out on theatre production and
management; the challenges of acting from a profession standpoint; and theatrical economics
and training during this time, allowing us to understand significant changes, the positioning of
the artist today and how their structure of artistic creation works in Lisbon’s panorama.