Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

Serviço nacional de saúde: O paradoxo da sustentabilidade

Autor
Silva, Paulo José Sintra de Jesus
Resumo
pt
Tendo como fundo a capacidade do Sistema Nacional de Saúde português se tornar economicamente viável, ou seja, gerar recursos suficientes para pagar as despesas e custos que acumula, mantendo os seus padrões de qualidade e equidade, o autor tentou contrariar a opinião generalizada da incapacidade de sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde propondo uma alternativa. De todas as opções de gestão de serviços de saúde hospitalares destaca-se uma tanto pelas suas qualidades como pela incapacidade de se afirmar, que são os Centros de Responsabilidade Integrados nascidos há 25 anos e que, apesar do aparente apoio pelos sucessivos governos com consecutiva legislação, esta forma de gestão tende a não vingar. Esta tese pretende identificar as principais causas para que tal aconteça e de que forma pode ser ultrapassado. Por outro lado, a par da defesa da aplicação dos Centros de Responsabilidade Integrados com uma forte componente de Lean na gestão dos serviços de saúde hospitalar, o autor identifica formas complementares de orçamentar os hospitais públicos através dos tratamentos transfronteiriços. Para que tal seja viável, os hospitais públicos têm que adquirir competências na procura e conquista da sua clientela, criando aquilo que é básico em qualquer negócio, o desenvolvimento de uma marca forte, através de ações de branding, projetando a capacidade operacional, de inovação e tecnológica existentes, para depois então, mantendo a qualidade, equidade e universalidade típicas do serviço público, poder concorrer com as restantes instituições, públicas ou privadas, numa indústria cada vez mais competitiva e desequilibrada.
en
Considering the capacity of the Portuguese National Health System be economically viable, meaning generate enough to pay the expenses and costs that accumulate while maintaining their quality and equity standards, the author tried to demonstrate the widely held view of the failure of the Portuguese National Health System being sustainable proposing an alternative. Of all hospital healthcare management options one stands out both for its qualities as the inability to assert itself, that are the Integrated Responsibility Centers born 25 years ago and, despite apparent support by successive governments with consecutive new laws, this form of management tends to be not succeed. This thesis aims to identify the main causes why this to happen and how it can be overcome. On the other hand, along with the strong conviction of implementation of Integrated Responsibility Centers with a strong Lean component in the management of hospital healthcare, the author seeks additional ways to budget for public hospitals through the cross-border treatment, either in its public form or private (medical tourism). For this to be feasible, public hospitals have to acquire the power to search and conquer of its customers, creating what is basic in any business, the development of a strong brand through branding activities, showing the operational capacity, existing innovation and technology, and then, while maintaining the quality, equity and universality, typical of public service, be able to compete with other institutions, public or private, in an increasingly competitive and unbalanced industry.

Data

05-jul-2016

Palavras-chave

Lean management
Centros de responsabilidade integrada
Gestão Lean
Tratamento transfronteiriço
Branding hospitalar
Integrated responsibility centers
Cross-border treatment
Hospital branding

Acesso

Acesso livre

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