Título
Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
Autor
Saleiro, Helena Isabel Palma Garcia Monteiro
Resumo
pt
Em Portugal a administração e gestão das escolas tem sido, desde a revolução de 25 de abril de 1974,
caraterizada por um modelo colegial. A publicação do decreto-lei n.º 75/2008, de 22 de abril que
estabelece um novo regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas rompe com esta
tradição e institui um modelo unipessoal de gestão escolar, assente na figura do diretor de escola.
Estes novos protagonistas visam contribuir e reforçar o processo de autonomia das escolas. Para tal élhes
conferido uma série de direitos e deveres, estando agora obrigados à prestação de contas, que os
coloca no centro da problemática da gestão e liderança escolares.
Um dos objetivos centrais deste trabalho é, de acordo com as condições empíricas de que se
dispõe, conhecer e analisar as caraterísticas sociodemográficas, socioeducacionais e
socioprofissionais destes protagonistas, procurando aferir se estas caraterísticas os distinguem da
restante classe docente em Portugal e se é possível, com base nas mesmas, estabelecer diferenças
analiticamente relevantes no interior deste segmento.
Finda a investigação, é possível aferir que os diretores das escolas públicas portuguesas
constituem-se num grupo bastante homogéneo, diferenciando-se mais pelas caraterísticas das escolas
que lideram (tipologia e dimensão) do que propriamente pelas caraterísticas que lhe são intrínsecas.
No entanto, através da análise da informação recolhida é ainda percetível que as caraterísticas
estudadas os permitem diferenciar de forma evidente do conjunto dos restantes professores.
en
In Portugal, school administration and management has been, since the revolution from 25th April of
1974, featured by a collegial model. With the publish of the law n. 75/2008, from 22nd April, it was
established a new legal regime of autonomy, administration and management of the schools,
breaking the tradition and establishing a more personal type of management, based on the figure of
the school principal. These new intervenient aims to contribute and reinforce the process of school
autonomy. To enable and accomplish this task several rights and duties were given them, being
obliged to accountability, which places them on the centre of the existing problematic at the level of
school management and leadership.
One of the main goals of this thesis, according with the contended empirical conditions, is to
analyse the social demographic, educational and professional features from these actors, seeking to
assess whether the characteristics of the new leaders can be distinguished from the remaining class of
professors in Portugal and to verify if it is possible to establish analytically relevant differences inside
this segment based on these same differences.
After this investigation, it is possible to infer that the principals of the portuguese public schools
are in a fairly homogeneous group, differing mainly by the characteristics related to the school which
they lead (typology and dimension) than by the intrinsic features of themselves. Nevertheless,
analysing the information gathered is still perceptible that these features clearly allow differentiating
them from all the remaining class of professors.