Título
A responsabilidade social das empresas e o seu impacto
Autor
Pereira, Isabel Maria Garcia Alves
Resumo
pt
A RSE é um tema já em estudo nos últimos anos, no entanto, só com o avanço na globalização e o aumento da competitividade empresarial é que as empresas se sensibilizaram para o conceito estudando e construindo-o.
A partir dos anos 90 emerge a boa reputação das empresas associada à RSE.
Atualmente, as empresas vêm a sua missão para lá da obtenção do lucro, cada vez mais impelidas de fazer mais e melhor pela sociedade, sentindo-se como verdadeiras responsáveis pela sustentabilidade social e ambiental.
Ainda que a primeira preocupação seja a obtenção de lucro, as empresas podem, paralelamente, contribuir para o cumprimento de objetivos sociais e ambientais mediante a integração da responsabilidade social, enquanto investimento estratégico.
Existe também uma maior preocupação, por parte de quem investe, em não financiar empresas que, por exemplo, exploram muito a mão-de-obra. Para tal, há os “fundos éticos”, com que as pessoas cada vez mais se preocupam.
Neste sentido, a RSE pode desempenhar, também um papel de lealdade entre os clientes e a marca, assente em valores e princípios éticos. A ética e a RSE foram fortemente incorporadas nas práticas de gestão devendo-se à sociedade dos dias de hoje.
Em Portugal, a questão da RSE está a ganhar relevância e para isso muito contribuiu o artigo 64.º/1, b) do CSC, uma vez que realça a necessidade de a sociedade ter em conta os interesses dos stakeholders, na ótica dos deveres dos administradores.
Por sua vez, "Direito Proactivo" surge como encorajador das sociedades em adotar práticas socialmente responsáveis.
en
CSR (Corporate Social Responsibility) is a topic that has been studied in recent years but, only with the increase in globalization and business competitiveness and its consequences, companies have now become aware of the importance of CSR and the ways in which to implement it.
From the 90’s onwards, we can see an emergence of more and more companies associated with CSR and therefore, with overall better reputations.
Actually, these companies see their missions as beyond just obtaining profit, and find themselves increasingly driven to do more and better for society and demonstrating their responsibility to social and environmental sustainability.
Though the primary concern is to make a profit, companies, can at the same time contribute to social and environmental objectives, through integrating corporate social responsibility as a strategic investment.
There is also a major concern by those who invest not to fund companies that, for example, exploit the very hand labor. To this end, the "ethical funds", with people increasingly care about.
In this sense, CSR may play an important and complementary role in consumer loyalty to their brand based on ethical principles. Both ethics and CSR have been largely incorporated in management practices in today’s society.
In Portugal, the importance of CSR has been gaining in popularity and has contributed to the article 64/1 b) of the CSC, which stresses the need for society to take into account the interests of stakeholders from the perspective of directors’ duties.
In turn, the “Proactive Law” has emerged encouraging companies to adopt socially responsible practices.