Título
A importância e os impactos da responsabilidade social das empresas: O caso do BNP Paribas
Autor
Barros, Carlota Borges Castanho Pinheiro de
Resumo
pt
A problematização em torno do tema da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) tem vindo a crescer, nas últimas duas décadas, ao ritmo das mudanças impostas pela globalização, a qual veio trazer uma nova consciencialização não só às empresas como à sociedade em geral sobre a necessidade de garantir direitos individuais e coletivos, sem esquecer a sustentabilidade da vida na terra.
No atual momento histórico, está ultrapassada a conceção de que uma empresa de sucesso terá somente interesse na obtenção de lucro sem atender à responsabilidade social junto dos seus stakeholders. Além do mais, esta responsabilidade social será um veículo de valorização da empresa, sendo que confere aos clientes uma maior fidelidade e confiança nos produtos e serviços. No fundo, transmite uma boa imagem da empresa, também ela associada à qualidade.
Existem outras questões que se interligam com a dimensão social, em contexto empresarial, nomeadamente, as questões éticas, económicas, ambientais que inclusivamente podem ser consideradas basilares na concretização da política de responsabilidade social corporativa (RSC).
As conclusões a retirar do caso da Responsabilidade Social Corporativa do BNP Paribas são que a mesma aposta em 4 pilares de intervenção (Economia; Pessoal do Banco; Comunidade e Ambiente). Os projetos desenvolvidos em cada um dos pilares constituem linhas de força com repercussões a nível internacional de grande impacto em todas as áreas de negócio do BNP Paribas e junto de todas as partes interessadas (stakeholders) da instituição bancária. Do plano de atividades da RSC, destacam-se a questão da igualdade entre homens e mulheres, em contexto laboral, e o pacote de ações no âmbito da sustentabilidade ambiental. Podemos também aferir que as dinâmicas desenvolvidas pelo Banco têm-lhe valido distinções e prémios internacionais, concedidos por organismos de elevado prestígio em prol da qualidade de vida do ser humano e da sustentabilidade do próprio planeta Terra.
en
In the last two decades, the discussion about the theme of Corporate Social Responsibility (CSR) has been growing at the pace of changes imposed by globalization, which has brought new awareness not only to companies but also to society in general about the need to guarantee individual and collective rights, without including the sustainability of life on earth. Nowadays, the conception that a successful company is only interested in obtaining profit without attending to social responsibility to its stakeholders is outdated. In fact, this social responsibility will be a vehicle of appreciation of the company, giving customers greater loyalty and confidence in the products. In the background, it conveys a good image of the company, also associated with quality. There are other issues that are linked to corporate social responsibility, including ethical, economic and environmental issues that can be considered as fundamental in the implementation of the social responsibility policy. The results of our study on the case of BNP Paribas Corporate Social Responsibility show that the strategy is based on 4 pillars of intervention (Economy, Bank Staff, Community, Environment). The projects developed in each of the pillars constitute lines of force with international repercussions of great impact in all business areas of BNP Paribas and with all the stakeholders of the banking institution. From the actions outlined here, we will highlight the issue of equality between men and women within the workplace and the environmental sustainability action package. We can also verify that the dynamics developed by the Bank have earned him international awards and prizes, granted by the most prestigious organizations for the quality of life of the human being and the sustainability of the planet Earth itself.