Título
Análise das ruturas de stock no ponto de venda do retalhista: Contributo para a visibilidade no elo final da cadeia de abastecimento
Autor
Lima, Ana Virgínia da Silva
Resumo
pt
Numa indústria cada vez mais competitiva, a disponibilidade de produto na prateleira surge
como um requisito fundamental para o aumento da quota de mercado e da rendabilidade dos
retalhistas. As ruturas de stock no ponto de venda representam, assim, um problema crítico,
capaz de proporcionar perdas diretas e indiretas, quer para o retalhista, quer para e o
fornecedor. A sua importância reside na capacidade de afetar o nível do serviço ao cliente,
originando grandes níveis de insatisfação que se poderão traduzir em perdas de lealdade, e
ainda, na possibilidade de gerar de ineficiências na cadeia de abastecimento.
Apesar dos desenvolvimentos verificados na área de gestão da cadeia de abastecimento, das
diversas iniciativas desenvolvidas e dos fortes investimentos em tecnologia, os índices de
rutura continuam a exibir valores elevados, tendo registado fracas melhorias neste âmbito, ao
longo dos últimos anos. É neste contexto que surge a presente investigação, tendo como
objetivo contribuir para a redução das ruturas de stock, através de uma abordagem baseada na
extensão da colaboração e da visibilidade da cadeia de abastecimento até à prateleira do
retalhista.
Com base na informação recolhida a partir dois hipermercados procurou-se compreender o
comportamento das ruturas ao longo de um ciclo semanal, com intuito de apurar os principais
impactos associados e posteriormente identificar possíveis causas que poderão estar na
origem de determinados problemas. Finalmente, serão apresentadas propostas de melhoria
para as áreas críticas identificadas, de modo a que as operações desempenhadas pelo retalhista
e pelo fornecedor se tornem mais eficientes e eficazes.
en
In an increasingly competitive industry, on-shelf availability emerges as a key indicator to
increase market share and profitability in the retail industry. Retail out-of-stock remains a
critical problem, capable of providing direct and indirect losses, both to the retailer and
supplier. Its importance lies in the ability to affect customer service, giving high levels of
dissatisfaction which could result in decreased store and brand loyalty, and also by delivering
operational costs to the supply chain.
Despite the advances in supply chain management, the initiatives developed and the strong
investments in technology, out-of-stock rates have not reduce on the shelves by far , which
shows that very little improvements have been made until now. In this context, the objective
of the study is to contribute to the reduction of out-of-stock through an approach based on
collaboration until the shelf, in order to increase visibility into the supply chain and to meet
the real demand.
Based on the information gathered from the two hypermarkets, the behavior of out-of-stock
situations was analyzed over the period of observation, in order to establish the main impacts
associated and subsequently identify the possible direct causes that may be responsible for the
main problems. In the end, suggestions for improvements are made.