Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

O desporto como plataforma de comunicação

Autor
Teixeira, Francisco Miguel Bastos Pedrosa Espregueira
Resumo
pt
Através de análise de revisão de literatura, facilmente se percebe que o tema em estudo, Desporto como Plataforma de Comunicação, tem sido um alvo “descriminado” no trabalho dos investigadores de marketing em Portugal. O desígnio será concluir e perceber o interesse das marcas em usar o desporto como plataforma de marketing, nomeadamente como forma de comunicar, ou seja, como as marcas comunicam através do desporto, isto é, como estas usam o desporto como campo de aplicação da sua comunicação. Existe o intuito de criar uma mais-valia para as empresas que utilizam esta plataforma de comunicação sobre o que nos dias de hoje deverá ser o caminho correcto a seguir, evitando possíveis erros que podem pôr em causa toda uma organização, e uma mais-valia para as entidades, celebridades e organizações de eventos desportivos dos seus elementos positivos e diferenciadores que oferecem às marcas que comuniquem através de si. A pertinência da marca em criar valor, criando comunicações eficientes e assim obtendo a atenção dos consumidores, e o estudo de como atenuar ou melhorar as atitudes das pessoas perante uma publicidade através do uso diferentes elementos do desporto, como celebridades desportivas nas comunicações das empresas, o endosso de atletas a produtos e marcas e imagens associadas, ajudam a avessar reacções negativas perante as comunicações das marcas. Com o objectivo de perceber as diferentes reacções das pessoas, quem é alvo das diversas comunicações, foi aplicado um questionário de perguntas abertas e fechadas assim como às marcas Repsol, Caixa Geral de Depósitos, Sagres e Adidas para perceber quem utiliza o Desporto como plataforma de comunicação.
en
Through the literature review analyses, easily we understand that the topic in study, Sports as a Communication Platform, has been a “discriminated” target from the marketing researchers in Portugal. The purpose would be understand and conclude the interest of the brands who use sports as a marketing platform, namely as a way to communicate, in other words how brands communicate by sports, this is, how they use sports as an application field of yours communication. Exists the aim to create an added value to the enterprises that uses sports as a communication platform about what is the best way to follow in our days, avoiding possible errors that can jumble an all organization, and an added value to entities, celebrities and sports event organizers about the differentiate and positives elements that they can offer to the brands to communicate through them and by this platform communication that is sports. Brands pertinence to create value, creating efficient communications and receiving the consumers attention, and the study of how to attenuate or improve people’s attitude toward an advertising trough the using of sport elements, like sporty celebrities in enterprises communications, athletes endorse to products and brands and associated images, help to contradict negative reactions toward brands communications. With the goal to understand the different people’s reaction, the targets of all communication, was applied a questionnaire with open and closed questions, as it was to the brands, Repsol, Caixa Geral de Depósitos, Sagres and Adidas to perceive the ones that use Sports as a communication platform.

Data

06-fev-2015

Palavras-chave

Comunicação
Communication
Desporto
Sports
Marca
Brand
Publicidade através do desporto
Advertising through sports

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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