Título
A importância do crowdfunding na sustentabilidade financeira dos projetos de empreendedorismo social
Autor
Traquinas, Sofia Raquel Mendonça
Resumo
pt
A atual situação política social e económica vivida em Portugal acentuou a importância da economia social no desenvolvimento de atividades que vão ao encontro das necessidades da população, promovendo a sua cidadania ativa. Os projetos de empreendedorismo social surgem no espetro da economia social com um caráter revigorador, trazendo novas ideias para velhos problemas. No entanto, o empreendedorismo social enfrenta também um dos maiores desafios das organizações de economia social: a sustentabilidade financeira.
Com a redução dos financiamentos públicos é tempo de recorrer a novas ferramentas de angariação de fundos, como por exemplo, as Plataformas de Crowdfunding. Os empreendedores sociais são chamados a divulgarem a visão, missão e objetivos dos seus projetos e de forma clara captar a atenção dos investidores (particulares ou empresas) e estabelecer com eles uma relação confiança e transparência na prestação de contas – accountability.
Assim, o objetivo geral desta investigação é estudar a expressão do crowdfunding na sustentabilidade financeira dos projetos de empreendedorismo social nos seus aspetos concetuais e nas suas manifestações concretas através de estudos de caso.
en
The current social and economic political situation in Portugal stressed the importance of the social economy, the development of activities that will meet the population's needs promoting their active citizenship. Social entrepreneurship projects arise in the spectrum of the social economy with an invigorating character, bringing new ideas to old problems. However, social entrepreneurship is also facing a major challenge of social economy organizations: financial sustainability. With the reduction of public funding is time to bring new tools for fundraising, such as the Crowdfunding platforms. Social entrepreneurs are required to disclose the vision, mission and goals of their projects and clearly capture the attention of investors (individuals or companies) and establish with them a relationship trust and transparency in accountability. The general objective of this research is to study the crowdfunding expression in the financial sustainability of social entrepreneurship projects in their conceptual aspects and its concrete manifestations through case studies.