Título
Atitudes face à adoção homoparental: um estudo comparativo entre estudantes do ensino superior portugueses e espanhóis
Autor
Parreira, Ana Mónica Tavares
Resumo
pt
O presente estudo debruçou-se sobre as atitudes face à homoparentalidade num
estudo comparativo entre estudantes do ensino superior espanhóis e portugueses, futuros
intervenientes nas áreas social, da saúde, educacional e jurídica.
A importância deste estudo comparativo prende-se com as diferenças a nível
legislativo nestes países, no que toca ao reconhecimento e direitos das famílias
homoparentais. Para tal foram apresentadas a 630 estudantes (272 portugueses e 358
espanhóis) vinhetas de situações-estímulo (adoção de uma criança por casais
homoparentais ou heteroparentais) num desenho experimental; aplicadas duas escalas
sobre as competências parentais e os resultados desenvolvimentais das crianças; e
colocadas algumas questões sobre relacionamentos interpessoais com este tipo de
famílias e formação académica sobre o tema. Os resultados revelaram que a amostra
espanhola denotou atitudes menos preconceituosas face à adoção homoparental do que a
amostra portuguesa. Globalmente, os estudantes que tiveram mais contacto interpessoal
com pessoas que se identificassem como gays/lésbicas/bissexuais revelaram atitudes
menos preconceituosas. O contacto com informação científica sobre a
homossexualidade durante o percurso académico teve influência significativa em
atitudes mais favoráveis à adoção homoparental. A nível do desenvolvimento infantil, a
amostra mostrou uma maior preocupação com a probabilidade de as crianças adotadas
por homossexuais virem a ser alvo de discriminação. Essa diferença foi significativa
também entre nacionalidades, onde a amostra portuguesa reportou uma maior
probabilidade percebida de discriminação. Os resultados foram posteriormente
discutidos à luz da literatura.
en
This study has leaned on the attitudes over the homoparenthood in a comparative study
between Portuguese and Spanish college students from social, health, educational and
legal field of study.
The importance of this comparative study is related to the differences in a legislative
level in these countries, regarding to the recognition and rights of homoparenthood
families. For that were presented to 630 students (272 Portuguese and 358 Spanish)
vignettes of situations-stimulations (adoption of a child by couples from the same sex
and couples of different sex) in an experimental draw; with two scales applied about
parenting skills and the outcome of children developments; and placed some issues
about interpersonal relationships with this kind of families and academic formation
about this topic. The results revealed that the Spanish sample, denoted less
discriminating attitudes towards homoparental adoption, than the Portuguese sample.
Overall, students who had more interpersonal contact with people who identified
themselves as gay / lesbian / bisexual, showed less discriminating attitudes. The contact
with scientific information about homosexuality during the academic course had
significant influence on attitudes that turned to be more favorable to homoparental
adoption. In a development level, the sample showed a greater concern with the
probability of children adopted by homosexuals become discriminated against. This
difference was also significant between nationalities, where the Portuguese sample
reported a greater perceived discrimination probability. The results were subsequently
discussed based on the literature