Título
Empresa dedicada à publicação de jogos em modelo de negócio free-to-play no mercado brasileiro
Autor
Frade, Luís Manuel da Fonseca Rodrigues
Resumo
pt
Este projeto tem por principais objetivos, a definição e estudo de um plano de negócios para a criação de uma nova empresa dedicada à publicação de jogos de vídeo em modelo free-to-play no mercado brasileiro.
A partir deste caso de estudo, pretende-se avaliar a viabilidade económica e financeira do plano de negócios desta empresa, estudar a sua estratégia de implementação e familiarizar o leitor com as métricas e especificidades mais relevantes neste tipo de modelo de negócio.
Neste sentido, é primeiramente efetuada uma revisão da literatura nas áreas da Estratégia, dos Jogos e do modelo de negócio free-to-play.
Em seguida, procede-se a um estudo da envolvente através da realização de uma análise de mercado onde são avaliadas as oportunidades e ameaças existentes e quais os pontos fortes e fracos que esta nova empresa de forma prospetiva apresentará.
Com base nos dados de mercado obtidos e respetivo estudo dos mesmos, é delineada a estratégia de desenvolvimento da empresa que contempla todo o processo de formulação estratégica, desde a explicação do modelo de negócio free-to-play, as suas métricas e à definição dos fatores críticos de sucesso para este projeto.
Por fim, é definido com maior detalhe, um conjunto de políticas de implementação do negócio que, acompanhadas das respetivas estimativas de custos, fundamentam a análise de viabilidade económica e financeira realizada.
en
This project intends to define and study a business plan for the creation of a new company dedicated to publish video games using the free-to-play business model, in the Brazilian market.
From this case study we aim to evaluate the economic and financial viability of the business plan for the company, study its implementation strategy and familiarize the reader with the most relevant metrics and specificities of this kind of business model.
In this sense, first it will be performed a literature review about the knowledge areas of Strategy, Games and finally about the free-to-play business model.
Afterwards, it will be performed a market analysis aiming to cast a light into the opportunities and threats that exist in the market and what are the strengths and weaknesses that this new company will prospectively have.
Based on the market data obtained and its appropriate study, it will be outlined the development strategy for the company that includes the strategy formulation, the explanation of the free-to-play business model, its most relevant metrics and the definition of the critical success factors for this project.
Finally, it will be outlined in greater detail, a set of policies to implement the business, which accompanied by the respective cost estimates will enable us to support the economic and financial viability study performed for this project.
Keywords: Business Plan, Strategy, Free-To-Play, Video Games