Título
Plano de negócios: bikeyourself : eventos turísticos
Autor
Cananão, Jorge Manuel Maurício
Resumo
pt
O presente projecto pretende ilustrar diversos pontos de um plano de negócios, relativos a uma empresa a operar no ramo turístico, que pretende usar a bicicleta como meio de transporte. O principal objectivo passa por ter um posicionamento diferenciado no que respeita ao relacionamento com os clientes, criando relações de partilha e confiança na organização das suas férias, ou dos seus momentos de lazer. O projecto distingue-se pelo carácter inovador, essencialmente pela forma de organização interna por projectos.
Nesta linha de pensamento foi efectuada a revisão da literatura, explorando a oportunidade de negócio em causa, analisando o mercado existente, e adquirindo daí uma expectativa relativamente ao que serão as oportunidades e ameaças no momento presente, localizando assim a empresa na sua envolvente.
Com base no anterior estudo foi posteriormente realizada a estratégia de desenvolvimento da BikeYourself, sendo com isto delineada a melhor forma de implementação do projecto.
O principal objectivo do plano de negócios prende-se com a avaliação económica e financeira do projecto, tendo em consideração que existem alguns pontos que nesta fase apenas podem ser orçamentados, consoante determinadas variáveis a incluir no projecto e nos objectivos de posicionamento do mesmo. Os objectivos passam pela implementação de dois tipos de serviço: viagens com tudo incluído e viagens em autonomia.
No final são definidas um conjunto de linhas de actuação operacionais e financeiras de forma a guiar a sua implementação. O projecto, sendo de base marcadamente empreendedora, leva a acreditar que a constituição de um grupo forte do ponto de vista da sua coesão interna e da sua orientação para objectivos de crescimento, deverá torna-lo económica e financeiramente viável.
en
This project is aimed at looking at the various points of a business plan, in a company that wants to operate in the tourism sector, using bicycles as a mean of transportation. This project wants to differentiate itself from competition, through advantages in its relation with customers, building relationships of sharing and trust while organizing moments of leisure. The company aims to differentiate itself through innovation, but is also conscious about the current economic environment and its implications in the business context.
In that line of thought, we carried out a literature review of the business opportunity, strategically analyzing the market and the existing opportunities and threats. From this analysis we have depicted what would be, the company’s strengths and weaknesses, thus developed the company’s sources of competitive advantage and market positioning.
Based on the above analysis, we then elaborated the BikeYourself development strategy and outlined project implementation.
The core objective of the business plan relies on the economic and financial evaluation of the project. Knowing that some of the variables carry higher degree of risk than others, we defined the forecasted basis from which the project provided financial viability. The target is to implement two types of services: bike trips, with all included, and without a guide.
At the end, we defined a plan of action from an operational and financial perspective, to enable a more effective implementation of the project. The project is markedly entrepreneurial, which lead us to believe that the establishment of a strong group following the plan of action enables good chances of success. Both from an economic and financial standpoint.