Título
Business plan of a three-star hotel in the city of Lisbon “Lisbon Journey hotel”
Autor
Canha, Nuno Miguel Lira
Resumo
pt
O turismo tornou-se num dos setores de atividade mais importantes de todo o mundo,
estando em constante mudança, quer pelo aparecimento de novos tipos de oferta, mas
também pelas mudanças verificadas ao nível da procura. Ambas as vertentes são
influenciadas pela globalização e pela utilização da internet, que têm conduzido a um
aumento do número de turistas e a uma mudança nas suas motivações e
comportamentos. Desta forma, para competir e crescer nesta indústria é fundamental
definir uma estratégia adequada.
O projeto aplicado baseia-se na criação de um hotel de três estrelas, localizado no centro
da cidade de Lisboa – Lisbon Journey Hotel – através da reabilitação de um prédio
existente na Avenida da Liberdade. O objetivo do hotel é prestar um bom serviço de
Aposento e Pequeno-almoço a um preço bastante competitivo, visando alcançar,
primeiramente, turistas que viajam por motivos profissionais, mas também os citybreakers.
Relativamente ao serviço de Alimentação e Bebidas, o Hotel não contará nem
com Bar nem com Restaurante.
A competitividade pelo preço será baseada numa estratégia de liderança nos custos,
através da otimização das operações e processos.
O plano de negócios apresenta, primeiramente, uma análise do meio ambiente e do
mercado, focando o setor hoteleiro e a concorrência atual de Lisboa. É também definido
o público-alvo e o posicionamento do hotel, tal como a estratégia a seguir. Por fim, são
identificados os recursos e os investimentos necessários à implementação e exploração do hotel, seguidos por uma análise económica e financeira, que avalia e suporta o projeto.
en
Tourism has become one of the most significant industries in the whole world, being in continuous change, either due the appearance of new types of offer, but also due the
changes on the demand side, both influenced by the globalization and the internet,
which increased the number of tourist and changed their motivations and behaviors.
This way, and in order to compete and grow in this industry, it is crucial to define a
suitable strategy.
This applied project is based on the creation of a centrally located three-star hotel in the
city of Lisbon – Lisbon Journey Hotel – through the rehabilitation of an existing
building in Avenida da Liberdade. The main goal of the hotel is to offer a good Bed &
Breakfast service at a very competitive price, aiming, primarily, to reach people who
travel for professional reasons, but also the city-breakers. Regarding to Food and
Beverage services, the Hotel will not have any Bar or Restaurant available.
A competitive pricing will be based on a strategy of cost leadership through the
optimization of operations and processes.
The business plan presents firstly an environmental and market analysis, highlighting
Lisbon’s current hospitality industry and competition. After that, it defines the Hotel’s
target and positioning, as well as the strategy to pursue. Finally, it identifies the
resources and investments required to implement and exploit the Hotel, followed by an
economic and financial analysis that evaluate and support the project.