Título
Plano de negócios: “after sales” (serviço de assistência técnica e manutençâo da Hörmann Portugal)
Autor
Santos, José Manuel Aurélio dos
Resumo
pt
A elaboração deste trabalho consistiu no desenvolvimento de um plano de negócios com o
objectivo de potenciar uma área de negócio da Hörmann Portugal designada por After Sales
que consiste na prestação de serviços especializados de assistência técnica e manutenção a
produtos já instalados no mercado e a novos produtos com acompanhamento mais
personalizado.
O Plano de Negócio apresentado é desenvolvido na Empresa Hörmann Portugal e trata de
desenvolver uma nova ideia de negócio para a gestão corrente da Empresa, com a criação de
uma nova unidade de negócio.
A necessidade de criar uma rede de assistência e manutenção (After Sales) que permita aos
clientes actuais e potenciais da Hörmann terem uma resposta adequada, de qualidade, num
mercado empresarial difícil, com uma conjuntura adversa, mas com oportunidades em que a
perseverança e a inovação nos serviços farão a diferença nos próximos anos.
Este trabalho que alia a componente académica com a componente empresarial, tem como sua
função mostrar a importância do Plano de Negócios como ferramenta de gestão e de criação
de negócio, dar a conhecer as diversas fases do processo de elaboração de um plano de
negócio e ênfase ao planeamento.
A razão deste projecto consubstanciado por um plano de negócios ambicioso foi precisamente
para não nos colarmos às incertezas e indefinições da nossa macro economia e
posicionamento no mercado nacional com competitividade, criação de valor, e explorando oportunidades não visíveis por outros, com sustentabilidade e sobretudo com vontade de
vencer.
en
The purpose of this Project consists in developing a business plan to potentiate the After Sales
(AS) business unit in the company Hörmann Portugal. This new area of business will consist
in providing specialized services of technical assistance and maintenance for products that
have already been commercialized for some time ago and also that will benefit from a more
customized service.
This Business Plan has been elaborated in Hörmann Portugal and the intention is to develop a
new business idea for the company current management through the creation of a new
business..
The challenge of this project is based on the need to create an After Sales unit with the
capability to offer the right technical answer to the current and future Hörmann customers. In
a very difficult market running on a unfavorable conjuncture, we will convert threats in
opportunities. We believe that innovation and high quality services will make the difference
in the next few years.
This project allies academic and entrepreneurial components having the following as ultimate
purpose:
· to show the relevant importance of the Business Project as a tool to create a new
business;
· to show the relevant importance of the Business Plan as a management tool;
· to identify the different milestones in the Business Plan developing process.
The main reasons behind this project, which is sustained by an ambitious Business Plan and
an ongoing implementation, are to avoid to become too attached to uncertainties and lack of
definition associated with the Portuguese macro economy and allow us to position ourselves
in a competitive way in the market, creating value and exploring opportunities unseen by
others. That must be done in a sustained manner and, in particular, with the spirit of winning motivation.