Título
O impacto da "Lei das 125" no mercado dos motociclos em Portugal
Autor
Gonçalves, Nuno Filipe Marques
Resumo
pt
O estudo do mercado dos motociclos tem ocupado, nos últimos anos, um lugar muito
discreto no meio académico. Contudo, a forte mudança que, neste sector de atividade,
se verificou em resultado da adopção pela lei portuguesa da diretriz europeia que
habilitava os detentores de uma licença de veículos de tipo B para a condução de
motociclos de cilindrada até 125cc converte-o num objecto de estudo dotado de
particular interesse, mais concretamente na área do marketing.
A pesquisa exploratória realizada para este trabalho permitiu caracterizar de forma
extensiva e sistemática as mudanças sofridas pelo mercado dos motociclos, pondo em
evidência não só o aumento, mas também a diversificação nem sempre linear das
vendas. Através dos instrumentos de pesquisa concebidos e implementados,
descrevemos, ainda, as circunstâncias que permitiram aos agentes do sector formar
uma expectativa a respeito do impacto da lei na área de negócio em que se
encontravam envolvidos e atualizá-la de acordo com as variações registadas pelo
mercado e, complementarmente, elencar, desenvolver e problematizar as estratégias
por estes adoptadas no sentido de tirar partido das oportunidades que, de forma direta
ou indireta, o novo quadro legal tem vindo a criar e a recriar ao longo dos últimos
anos.
en
In recent years, the study of the motorcycle market has occupied a very discreet place
in the academic world. However, Portuguese law's adoption of an European directive
which allows the holder of a class B license for driving motorcycles with engine
capacity up to 125cc produced a strong change in this business sector turns it into a
object of study particularly interesting, specially in the marketing area.
The exploratory research that sustained this study provided an extensive and
systematic characterization of changes undergone by the motorcycle market,
highlighting not only the growth, but also the diversification, not always linear, of
sales. Through the research instruments designed and implemented, we also described
the circumstances that allowed industry players to form an expectation about the law's
impact in the their business area and to update it according to the market changes. In
addition, we listed, developed and discussed the strategies they adopted in order to
take advantage of opportunities that, directly or indirectly, the new legal framework
has been creating and recreating for the past years.