Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

O impacto da "Lei das 125" no mercado dos motociclos em Portugal

Autor
Gonçalves, Nuno Filipe Marques
Resumo
pt
O estudo do mercado dos motociclos tem ocupado, nos últimos anos, um lugar muito discreto no meio académico. Contudo, a forte mudança que, neste sector de atividade, se verificou em resultado da adopção pela lei portuguesa da diretriz europeia que habilitava os detentores de uma licença de veículos de tipo B para a condução de motociclos de cilindrada até 125cc converte-o num objecto de estudo dotado de particular interesse, mais concretamente na área do marketing. A pesquisa exploratória realizada para este trabalho permitiu caracterizar de forma extensiva e sistemática as mudanças sofridas pelo mercado dos motociclos, pondo em evidência não só o aumento, mas também a diversificação nem sempre linear das vendas. Através dos instrumentos de pesquisa concebidos e implementados, descrevemos, ainda, as circunstâncias que permitiram aos agentes do sector formar uma expectativa a respeito do impacto da lei na área de negócio em que se encontravam envolvidos e atualizá-la de acordo com as variações registadas pelo mercado e, complementarmente, elencar, desenvolver e problematizar as estratégias por estes adoptadas no sentido de tirar partido das oportunidades que, de forma direta ou indireta, o novo quadro legal tem vindo a criar e a recriar ao longo dos últimos anos.
en
In recent years, the study of the motorcycle market has occupied a very discreet place in the academic world. However, Portuguese law's adoption of an European directive which allows the holder of a class B license for driving motorcycles with engine capacity up to 125cc produced a strong change in this business sector turns it into a object of study particularly interesting, specially in the marketing area. The exploratory research that sustained this study provided an extensive and systematic characterization of changes undergone by the motorcycle market, highlighting not only the growth, but also the diversification, not always linear, of sales. Through the research instruments designed and implemented, we also described the circumstances that allowed industry players to form an expectation about the law's impact in the their business area and to update it according to the market changes. In addition, we listed, developed and discussed the strategies they adopted in order to take advantage of opportunities that, directly or indirectly, the new legal framework has been creating and recreating for the past years.

Data

16-nov-2015

Palavras-chave

Estratégia
Strategy
Opportunities
Crise
Oportunidades
Crisis
Motorcycle
Motociclos
Políticas rodoviárias
Road policies

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo