Título
Drop-shipping apparel products to german football fans by pepperminds
Autor
Gutsche, Tobias
Resumo
pt
A tese de mestrado que se segue é um plano de negócios de marketing online de risco. Este
plano consiste em vender produtos de vestuário personalizado a fãs alemães de futebol. Com
um novo modelo de supply-chain chamado Drop-Shipping, este negócio tenciona criar
flexibilidade e liberdade para que se possa operar de qualquer parte do mundo, desde que se
tenha acesso à internet. É apenas executado pelo autor do modelo com a ajuda de vários
freelancers e parcerias, que a empresa fundadora Pepperminds conecta através da internet.
A revisão da literatura explica a evolução do negócio de e-comerce. Também aqui está
presente as mudanças no comportamento do consumidor online causadas pelo
desenvolvimento das plataformas de redes sociais e a Web 2.0. Depois de identificado o
problema e a necessidade de vestuário personalizado, uma análise de mercado, competidores
e clientes foi desenvolvida para detetar novas tendências e oportunidades. Apesar da crise
económica que se instalou na última década, a indústria de vestuário personalizado foi
identificada como estável. As pessoas tendem a comprar cada vez mais online devido às
novas possibilidades de dispositivo móveis e à facilidade de acesso à internet por todo o
mundo. A nova tendência de social commerce funde a invenção das plataformas de redes
sociais e as oportunidades no e-commerce. Assim, obtém-se uma poderosa fonte de
acréscimo de valor aos clientes. No mundo ocidental as pessoas definem-se a si próprias pelo
valor das suas posses (Belk, 1988), o que demonstra mais uma razão pela qual este modelo de
negócio pode ser bem-sucedido. Belk (1988) fala da identidade das pessoas com base em
quem nós somos, de onde viemos e para onde vamos. As nossas posses, como o vestuário,
são usadas para criar novas relações com as pessoas com quem nos identificamos.
O primeiro alvo da empresa Pepperminds será fãs de futebol na Alemanha, que foram
identificados como sendo aficionados e leais com um alto poder de compra. Tornam-se assim
um alvo muito atrativo.Apoiadas em dados reais, amostras prévias de campanhas de vestuário
provam o sucesso do modelo de negócio. O Facebook, plataforma utilizada neste modelo,
pagou a plataformas de publicidade para que seja possível identificar um cliente específico de
maneira a criar anúncios relevantes e de confiança. A parte final reflete o plano financeiro,
onde as vantagens do modelo de negócio podem ser observadas através da informação
financeira.
en
The following master thesis is a business plan for an online marketing venture that is going to
sell customized apparel products to German football fans. With a new supply-chain model
called ‘Drop-Shipping’, this business is supposed to create flexibility and freedom for being
able to operate from anywhere in the world with internet access. It is solely run by the author
and by the help of several freelancers and partnerships, which the founded company
Pepperminds connects with through the internet.
A literature review explains the evolution of e-commerce businesses as well as the changing
consumer behavior of customers online caused by the development of social media platforms
and the Web 2.0.
After identifying the problem and the need for customized apparels, an analysis of the
market, competitors and the consumers has been developed in order to detect new trends and
existing opportunities.
Despite the economic crisis within the last decade, the apparel industry has been identified as
very stable. People tend to increasingly shop online, given by new possibilities of mobile
devices and internet access almost anywhere in the world.
The new trend of ‘social commerce’ merges the invention of social media platforms and ecommerce
opportunities into a powerful source to provide value to customers.
In the western world, people define themselves through possessions (Belk, 1988), which is an
important reason why this business model can be successful. Belk (1988) refers to a persons
identity by telling who we are, where we come from and where we are going. Possessions,
such as apparel products, are used to develop new relationships with like minded people.
The first target of Pepperminds will be football fans in Germany, which have been identified
as very passionate and loyal, and are equipped with a high purchasing power. This makes
them a very attractive target.
Sample apparel campaigns prove the successful business model by backing it up with real
data. Facebook’s paid advertising platform makes it possible to precisely target a specific
customer in order to create relevant and trustworthy advertisements.
The final part of the plan reflects a financial plan, in which the advantages of this business
model can be viewed through financial data.