Título
Social commerce: How should Portuguese companies invest in it?
Autor
Macedo, André Neto Rodeia
Resumo
pt
A massificação e globalização da internet e redes sociais democratizou o acesso à
informação e alterou comportamentos e hábitos de consumo.
Neste contexto, esta tese pretende avaliar o impacto e o grau de aceitação do social
commerce em Portugal, concentrando-se em uma amostra de 521 consumidores que
foram inquiridos através de um questionário online aplicado via internet, ao qual
responderam voluntariamente. A maioria dos entrevistados era jovens adultos do sexo
masculino, que trabalhavam por conta de outrem e com um rendimento mensal
superior a 1000 €.
Como o social commerce ainda está numa fase embrionária, há um enorme potencial
de crescimento e expansão, e, portanto, as empresas portuguesas devem ter isso em
consideração nos seus planos e estratégias de marketing futuros.
Uma das principais conclusões deste estudo foi a de que o hábito de usar as redes
sociais diariamente parece não ser muito valorizado no momento da decisão de
compra, já que a grande maioria dos entrevistados afirmou que nunca comprou nada
com influência direta das redes sociais ou diretamente através destes.
Além disso, após a publicação de um post nas redes sociais que expresse interesse ou
dúvidas sobre uma marca, a maioria dos entrevistados admitiu estar totalmente aberto
para ser abordado por um gerente responsável da respetiva marca para fins de
atendimento ao cliente.
Além disso, cerca de um terço dos entrevistados confessou já ter comprado ou
gostaria de comprar produtos ou serviços diretamente de uma loja online no
Facebook.
en
The massification and globalization of the internet and social media democratized the
access to information and changed behaviours and consumption habits.
In this context, this thesis pretends to evaluate the impact and degree of acceptance of
social commerce in Portugal, by focusing on a sample of 521 consumers who were
surveyed through an online survey administered via internet, to which they
voluntarily responded. The majority of the surveyed was male young adults, working
for others and with a monthly income higher than 1,000€.
Since social commerce is still in its infancy stage, there is a huge potential for growth
and expansion, and therefore, Portuguese companies should take it in consideration in
their future marketing plans and strategies.
One of the main findings of this study was that the habit of using daily social
networks does not seem to be much valued at the time of the purchase decision, as the
great majority of those surveyed affirmed that they never bought anything with direct
influence of social networks or directly through these.
Furthermore, after publishing a post on the social networks expressing interest or
doubts about a brand, most respondents admitted to be fully open to be addressed by a
responsible or manager of that brand for customer care purposes.
Additionally, about one third of the respondents confessed to have already bought or
would like to purchase products or services directly from an online store on
Facebook.