Título
Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
Autor
Silva, Pedro Miguel Henriques Ramalho da
Resumo
pt
A nossa contemporaneidade está marcada pela disseminação da informação e do conhecimento, cuja velocidade e disponibilidade são apenas possíveis numa sociedade em rede, tendo como instrumento incontornável as novas tecnologias de informação e comunicação. Portanto, neste contexto, a produção, disseminação e acesso a tal informação tem contribuindo, entre outros aspetos, para o conhecimento dos sistemas nacionais de educação. Estas possibilidades foram um recurso essencial para o conhecimento dos sistemas de educação (nomeadamente através do PISA). A partir de alguns dos seus resultados, pretendeu-se questionar e analisar o porquê dos diferentes desempenhos dos alunos finlandeses e portugueses no referido programa.
Assim, o presente estudo tem como objetivos entender os processos organizacionais, curriculares e de exercício e condições na docência nos sistemas educativos da Finlândia e de Portugal. Esta comparação permitiu identificar alguns elementos que estão na base de desempenhos educativos e encontrar evidências que permitiram destrinçar os diferentes desempenhos dos seus sistemas de ensino.
Através de um processo analítico/comparativo multidimensional justapôs-se os dois sistemas (nestas dimensões) por forma a destacar as suas diferenças e semelhanças, procurando também, numa perspetiva histórica dos dois países, identificar quais os momentos charneira na constituição e construção destes e como essas decisões se refletem potencialmente na atualidade.
en
In our contemporary world the dissemination of information and knowledge with increasing speed an availability are only possible in a networked society, whose foundation has as essential instrument the new information and communication technologies. Therefore, in this context, production, dissemination and access to such information has contributed, among other aspects, to the knowledge about national systems of education. These possibilities have been an essential resource for the understanding of the education systems (in particular by PISA). From some of the results, it was intended to question and analyse why Finnish and Portuguese students have different performances in that program.
Thus, the present study aims to understand the organizational processes, curriculum and teaching conditions in the educational systems of Finland and Portugal. On this comparison there were identified some elements that are at the base of educational results and find evidence that allowed to sort out the different performances of these education systems.Through an analytical/comparative multidimensional process the two systems were juxtaposed (in these dimensions) in order to highlight their differences and similarities, and, in a historical perspective of the two countries, to identify which were the pivotal moments in their constitution and construction and how those decisions are potentially reflected today.