Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais
Título

A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários

Autor
Tavares, Marta Elisabete Silva
Resumo
pt
Esta dissertação tem como objetivo analisar o papel das feiras de arte dentro dos mercados da arte em termos globais e, mais especificamente, caracterizar este nicho de mercado em Portugal, analisando a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa organizada pela Associação Portuguesa dos Antiquários (APA). Este trabalho inicia-se com a contextualização global das feiras de arte, onde são apresentados os diferentes processos de legitimação e as principais motivações sociais e económicas que influenciam os vários participantes nestes eventos, bem como as tendências atuais das feiras de arte. Além disso, são identificadas as principais características das feiras de arte e, ainda, os eventos com mais impacto internacional e as estratégias adotadas pelos mesmos num período bastante competitivo como é o atual. O estudo prossegue com a contextualização e caracterização da evolução das feiras de arte em Portugal com a intenção de compreender a representatividade deste evento no mercado da arte nacional. De igual modo, são apresentadas as características distintivas da Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa, realçando a sua importância nos contextos económico, cultural e artístico nacional, distinguindo a APA como uma associação profissional que legitima o comércio de obras de arte, principalmente das antiguidades, em Portugal. Por fim, apresenta-se um plano estratégico para a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa com os objetivos de otimizar e maximizar as relações entre a comissão organizadora da feira, os agentes do mercado e os visitantes, aproximando o evento aos padrões internacionais
en
This dissertation aims to analyze the role of art fairs within the global art market, in particular, to characterize this market segment in Portugal, performing an analysis of the Lisbon Antiques Art Fair, organized by the Antiques Portuguese Association (APA). It begins with the global art fair context, in which we present the different legitimation processes and the main economic and social motivations that influence the participants on these events, as well as the current trends of this specific segment of the market. It is also identified the main goal of art fairs and the events that have a more international impact and their strategies in a period quite competitive as it is nowadays. The study continues with the context and description of the evolution in the portuguese art fairs with the intent to understand the representativeness of these events in the art market. At the same time, we present the distinctive features of the Lisbon Antiques Art Fair, highlighting its importance in economic, cultural and artistic contexts; and we distinguish the APA as a professional association that legitimates the art trade in Portugal, mainly in antiques. Finally, it is presented a strategic plan for the Lisbon Antiques Art Fair with the purpose to optimize and maximize the relationship between the organizing committee of the fair, the market players and visitors, bringing international standards to the event.

Data

18-abr-2016

Palavras-chave

Marketing plan
Plano de marketing
Digital marketing
Marketing digital
Networking
Mercados da arte
Feiras de Arte
Art markets
Art fairs

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo