Título
Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
Autor
Alves, Carlos Jorge da Costa
Resumo
pt
O presente projeto tem como objetivo a elaboração de uma estratégia de Marketing para uma
nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica destinados ao cuidado do bebé. O
intuito será comercializar estes medicamentos apenas em farmácias e parafarmácias. A nova
marca tem como Visão e objetivo ser uma referência de sustentabilidade no mercado Português
e tem como Missão comercializar produtos de elevada qualidade, amigos do ambiente e
produzidos sem recurso a testes em animais, a preços equilibrados.
Ao longo do projeto observamos de um modo geral o estado atual da indústria Farmacêutica e
analisamos como é que a YF se situa relativamente aos seus concorrentes dentro do mercado
dos cremes para a muda da fralda. Também olhamos para os consumidores destes produtos e
como é que as suas preferências têm vindo a evoluir, de forma a compreender como é que a
nova linha de produtos será recebida.
Em seguida desenvolvesse uma estratégia de marketing orientada para a penetração de uma
nova linha de produtos num mercado concorrencial e projetamos um mix de marketing
adequado ao novo produto.
Na primeira fase do trabalho foi realizada uma análise externa, evidenciando as oportunidades
e ameaças e uma análise interna que diagnosticou os pontos fortes e fracos da empresa.
Por fim, criou-se um plano de implementação para o lançamento da YF destacando os
momentos e ações que são fundamentais para garantir um lançamento com sucesso.
en
This project aims to develop a marketing strategy for a new line of baby care non-prescription
medicines. It is our objective to market these drugs only in pharmacies and Para pharmacies.
The new brand aims to be a reference for sustainability in the Portuguese market and its
mission is to market a high-quality product, environmentally friendly, produced without
animal testing and sold at a reasonable price.
Throughout the project, we take a general look at the current state of the pharmaceutical
industry, the non-prescription medicines industry and the positioning of the competitors
within the diaper changing cream market. We also look at the consumers of these products
and how their preferences have evolved in order to understand how the new product line will
be received.
Following the contextualization, we will develop a marketing strategy aimed for the
penetration of a new product into a very competitive market and we will create a marketing
mix appropriate to the new product.
In the first phase of this work, an external analysis was made, highlighting the opportunities
and threats. In a second phase, an internal analysis diagnosed the company's strengths and
weaknesses. Finally, an implementation plan was designed for the YF launch, highlighting the
moments and actions that are critical to ensuring a successful launch.