Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos
Título

Emotions in the workplace and behavioural consequences: are there any differences between older and younger workers?

Autor
Aniceto, Juliana Soares Ribeiro
Resumo
pt
Os investigadores têm estudado a influência da idade em comportamentos relacionados com o trabalho (e.g., Ng & Feldman, 2008). Mas esses estudos focaram-se principalmente em características ambientais gerais, enquanto nosso estudo centra-se nas diferenças entre idades no contexto do que acontece no trabalho diariamente. Assim, o nosso estudo foi enquadrado dentro da Teoria dos Eventos Afetivos (Weiss & Cropanzano , 1996) que explica que os comportamentos no trabalho dos colaboradores são o resultado das suas 4 experiência emocionais e foca-se nos eventos relacionados com o trabalho como a causa dessas reações emocionais. Realizámos um estudo diário numa amostra de cerca de 160 trabalhadores. Estes preencheram um questionário no final de cada dia de trabalho, relatando dois eventos e como reagiram emocionalmente a eles. Também relataram sobre os seus comportamentos no trabalho durante aquele dia: um positivo (job crafting) e um negativo (incivilidade). Resultados mostram que as emoções positivas de alta e baixa ativação estavam positivamente correlacionadas com job crafting; e as emoções negativas de alta ativação, mas não as de baixa ativação, estavam positivamente correlacionadas com incivilidade. A idade moderou alguns desses relacionamentos, e as interações revelaram diferenças interessantes entre as pessoas mais jovens e as mais velhas, com emoções positivas de elevada ativação sendo mais fortemente associada à job crafting nos colaboradores mais jovens e uma tendência para uma associação mais forte entre as emoções negativas de alta ativação e incivilidade no trabalhadores mais velhos. Estes resultados sugerem que pessoas com idades diferentes gerem as suas emoções de formas diferentes e isso tem implicações importantes para a formação em estratégias de regulação emocional.
en
Scholars have studied the influence of age in work-related behaviours (e.g., Ng & Feldman, 2008). But these studies focused mainly in broad environmental characteristics while our study focuses on age differences in the context of what happens in the workplace on a daily basis. Thus, we framed our study within the Affective Event Theory (Weiss & Cropanzano, 1996), which postulates that employees’ work behaviours result from their emotional experiences in the workplace and focuses on work events as the proximal cause of affective reactions. We conducted a diary study on a sample of about 160 workers. They filled in a questionnaire at the end of each working day, reporting two events and how they felt about them. They also reported about their behaviours at work during that day: one positive (job crafting) and one negative (incivility). We found that positive emotions with high and low arousal positively correlated with job crafting; and negative emotions with high arousal but not those with low arousal positively correlated with uncivil behaviours. Age moderated some of these relationships, and interactions revealed interesting differences between younger and older workers, with high arousal positive emotions being more strongly associated to crafting in younger workers and a tendency to a stronger association between high arousal negative emotions and incivility in older workers. These findings suggest that employees of different age may manage emotions in a different way and have important implications for training on emotion regulation strategies.

Data

16-mai-2016

Palavras-chave

Behavior
Comportamento
Idade
Age
Emoção
Emotion
Affective events theory
Teoria dos eventos afetivos

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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