Teses e dissertações

Mestrado
Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Título

Voluntariado empresarial: Motivações dos empregados em participar nos programas de voluntariado empresarial

Autor
Santos, Liliana Sofia Leal Malacute dos
Resumo
pt
O propósito da presente dissertação consiste em estudar quais os motivos que influenciam os empregados de uma empresa a participar em atividades de voluntariado no contexto empresarial. Estes motivos são estudados com base num Modelo de Análise adaptado de Omoto e Snyder (1995 e 2002) que estuda o voluntariado no Quadro dos Programas de Voluntariado Empresarial (PVE). O modelo considera três etapas do processo de voluntariado (antecedentes, experiências e consequências) e dois níveis de análise (individual e organizacional). A pesquisa empírica incidiu sobre uma amostra de 74 empregados de uma empresa multinacional do setor da Restauração e Hotelaria. O presente estudo pretende analisar as perceções dos empregados acerca dos motivos, dos benefícios, dos efeitos dos incentivos dados pela empresa para apoiar o voluntariado, assim como o nível de satisfação que os empregados retiram da sua participação em PVE. Adicionalmente, e como a empresa tem empregados a desempenharem funções nos serviços centrais e nas unidades de venda, foi explorado se o local de trabalho teria influência sobre as perceções dos empregados. Os resultados sugerem que o local de trabalho não influencia significativamente as perceções dos empregados. Os resultados são consistentes com os de estudos empíricos anteriores e permitem concluir que os motivos que mobilizam a participação dos empregados em PVE são as caraterísticas individuais de personalidade, as motivações ligadas à aquisição de conhecimento e ao desenvolvimento pessoal, mas também motivos de caráter organizacional, nomeadamente nas vertentes do apoio fornecido pela empresa, o desenvolvimento profissional, a preocupação com a comunidade e a estima social.
en
The purpose of this dissertation is to study the motives that influence a company's employees to participate in volunteer activities in a business context. These reasons are studied based on Analysis Model adapted from Omoto and Snyder (1995 and 2002). This model considers three stages of the volunteer process (antecedents, experience and consequences) and two levels of analysis (individual and organizational). The empirical research focused on a sample of 74 employees of a multinational company. The present study aims to analyze the perceptions of employees about the reasons, benefits, and the effects of the incentives given by the company to support volunteering, as well as the level of satisfaction those employees from participating in Corporate Volunteer Programs (CVP). Additionally, as the company under study has employees perform duties at headquarters and units for sale, was explored whether the workplace would influence the perceptions of employees. The results suggest that the workplace does not significantly influence the perceptions of employees. The results are consistent with those of previous empirical studies and support the conclusion of the analysis model and allow us to conclude that the reasons that mobilize the participation of employees in CVP are the individual personality characteristics, motivations related to the acquisition of knowledge and personal development but also organizational reasons of character, particularly in the areas of support provided by the company, professional development, concern for community and social esteem.

Data

25-jun-2014

Palavras-chave

Voluntariado empresarial
Programas de voluntariado empresarial
Motivações para o voluntariado
Corporate volunteering
Corporate volunteer program
Motivations for volunteering
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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