Título
Voluntariado empresarial: Motivações dos empregados em participar nos programas de voluntariado empresarial
Autor
Santos, Liliana Sofia Leal Malacute dos
Resumo
pt
O propósito da presente dissertação consiste em estudar quais os motivos que influenciam os
empregados de uma empresa a participar em atividades de voluntariado no contexto
empresarial. Estes motivos são estudados com base num Modelo de Análise adaptado de
Omoto e Snyder (1995 e 2002) que estuda o voluntariado no Quadro dos Programas de
Voluntariado Empresarial (PVE). O modelo considera três etapas do processo de voluntariado
(antecedentes, experiências e consequências) e dois níveis de análise (individual e
organizacional). A pesquisa empírica incidiu sobre uma amostra de 74 empregados de uma
empresa multinacional do setor da Restauração e Hotelaria. O presente estudo pretende
analisar as perceções dos empregados acerca dos motivos, dos benefícios, dos efeitos dos
incentivos dados pela empresa para apoiar o voluntariado, assim como o nível de satisfação
que os empregados retiram da sua participação em PVE. Adicionalmente, e como a empresa
tem empregados a desempenharem funções nos serviços centrais e nas unidades de venda,
foi explorado se o local de trabalho teria influência sobre as perceções dos empregados. Os
resultados sugerem que o local de trabalho não influencia significativamente as perceções dos
empregados. Os resultados são consistentes com os de estudos empíricos anteriores e
permitem concluir que os motivos que mobilizam a participação dos empregados em PVE são
as caraterísticas individuais de personalidade, as motivações ligadas à aquisição de
conhecimento e ao desenvolvimento pessoal, mas também motivos de caráter organizacional,
nomeadamente nas vertentes do apoio fornecido pela empresa, o desenvolvimento
profissional, a preocupação com a comunidade e a estima social.
en
The purpose of this dissertation is to study the motives that influence a company's employees to
participate in volunteer activities in a business context. These reasons are studied based on
Analysis Model adapted from Omoto and Snyder (1995 and 2002). This model considers three
stages of the volunteer process (antecedents, experience and consequences) and two levels of
analysis (individual and organizational). The empirical research focused on a sample of 74
employees of a multinational company. The present study aims to analyze the perceptions of
employees about the reasons, benefits, and the effects of the incentives given by the company
to support volunteering, as well as the level of satisfaction those employees from participating in
Corporate Volunteer Programs (CVP). Additionally, as the company under study has employees
perform duties at headquarters and units for sale, was explored whether the workplace would
influence the perceptions of employees. The results suggest that the workplace does not
significantly influence the perceptions of employees. The results are consistent with those of
previous empirical studies and support the conclusion of the analysis model and allow us to
conclude that the reasons that mobilize the participation of employees in CVP are the individual
personality characteristics, motivations related to the acquisition of knowledge and personal
development but also organizational reasons of character, particularly in the areas of support
provided by the company, professional development, concern for community and social esteem.