Título
Potencialidades e limitações do voluntariado empresarial
Autor
Santos, Célia Catarina Ribeiro
Resumo
pt
A história do voluntariado está ligada à história da humanidade. Ao longo do tempo sempre existiram pessoas, genuinamente voluntárias, preocupadas em ajudar os outros e capazes de lutar por causas e ideias. Porém, só a partir dos anos 90 se assiste ao seu crescimento, passando a assumir uma forma mais organizada e menos dispersa, intensificando-se, assim, o sentido da solidariedade.
Apesar dos vários estudos realizados ao longo dos anos sobre o voluntariado, este é um tema com pouca informação e um conceito discutível, dada a diversidade de definições nos vários países do mundo. No caso concreto do voluntariado empresarial, por ser uma prática recente, a informação é ainda mais reduzida e o seu conceito mais indefinido, sendo certo e aceite, de uma forma geral, que contribui para o reforço das competências sociais e para apoiar a integração na sociedade, de quem mais precisa.
Este trabalho pretende mostrar a realidade portuguesa do voluntariado empresarial, através da opinião e da experiência de intervenientes nesse processo e contribuir para a sua promoção.
en
The history of volunteering is linked to the history of humanity. Over time there have always been people, genuinely voluntary, desirous of helping others and able to fight for causes and ideas. However, only since the 90s are witnessing the growth, coming to assume a more organized and less dispersed, intensifying thus a sense of solidarity.
Despite several studies over the years about volunteering, this is a topic with little information and a concept debatable, given the diversity of definitions in the various countries of the world. In the case of corporate volunteering, being a recent practice, the information is further reduced and its concept much more indefinite, being certain and accepted, in general, that contributes to the enhancement of social skills and to support integration in society who need it most.
This work aims to show the reality of the Portuguese corporate volunteering through the opinion and experience of stakeholders in this process and contribute to its promotion.