Título
Museu do sado: Setúbal: rio, território e fragmentos
Autor
Louro, João Pedro Completo
Resumo
pt
Sintra e a sua Serra, no que se refere à paisagem, arquitetura e ocupação
humana, revelam-se desde há muito como um todo, sendo, desde então, uma
paisagem cultural única no território nacional. Esta condição assenta num vasto
património natural e numa forte, prematura e permanente ocupação humana deste
território desde há vários séculos, tendo sido o lugar de vilegiatura da corte e a
região predileta de segunda residência.
Esta região sofreu um grande desenvolvimento no período de transição para
a década de 1960, altura em que foi posto em prática o Plano Diretor da Região
de Lisboa (PDRL), com o objetivo de associar o desenvolvimento económico num
modelo de ordenamento para a região. Este plano projetou, numa perspetiva
mais alargada, a estruturação da área de Lisboa, definindo um conjunto de
infraestruturas e equipamentos públicos essenciais, assim como várias novas vias
com um objetivo que ia muito para além dos limites da cidade.
Impulsionado pela implementação dos caminhos-de-ferro, que datam de
1887, e pela criação da IC19 (1985/1995), Lugares Comuns, Lugares Esquecidos,
pretende ser uma reflexão crítica perante este território em concreto que é Sintra,
tendo como principal objetivo compreender o impacto destes dois grandes eixos
de transportes no desenvolvimento e transformação da imagem do território e da
paisagem.
A partir do traçado da evolução da mancha urbana, realizado também no
âmbito deste trabalho, foi possível identificar um conjunto de zonas que ao longo
dos anos, foram sendo absorvidas na grande explosão urbanizada que a periferia
de Lisboa sofreu.
E é também a partir do desenho e do registo fotográfico que este ensaio
debruça o olhar sobre os vários lugares que ficaram esquecidos no tempo,
realçando os enormes contrastes de culturas, modos de vida assim como as várias
épocas de construção.
en
Sintra and its mountain, with regard to the landscape, architecture and
human settlement are revealed long as a whole, and since then, a unique cultural
landscape in the country. This condition is based on a vast natural heritage and a
strong, premature and permanent human occupation of this territory for several
centuries and was the summer resort of the royal court and the preferred home
area of second residence.
This region suffered a major development in the transition period to the 1960s,
when it was implemented the Master Plan of the Lisbon Region (PDRL ) in order
to combine economic development in a planning model for the region. This plan
projected, in the longer perspective, the structure of the Lisbon area by defining a
set of essential public facilities and infrastructure, as well as several new pathways
with a goal that went far beyond the city limits.
Driven by the implementation of railways, dating from 1887, and the creation
of IC19 (1985/1995), Lugares Comuns, Lugares Esquecidos, is a reflection on this
territory that is Sintra, with the primary aim to understand the impact of these two
major routes of transport in the development and transformation of the territory's
image and landscape.
From tracing the evolution of urban sprawl, also performed in this work, it was
possible to identify a set of areas that over the years, were being absorbed in the
great urban explosion the outskirts of Lisbon suffered.
It is also from the drawing and photographic record that this essay focuses the
eye on the various places that were forgotten in time, highlighting the enormous
contrasts of cultures, ways of life as well as several construction seasons.