Teses e dissertações

Mestrado
Arquitetura
Título

Museu do sado: Setúbal: rio, território e fragmentos

Autor
Louro, João Pedro Completo
Resumo
pt
Sintra e a sua Serra, no que se refere à paisagem, arquitetura e ocupação humana, revelam-se desde há muito como um todo, sendo, desde então, uma paisagem cultural única no território nacional. Esta condição assenta num vasto património natural e numa forte, prematura e permanente ocupação humana deste território desde há vários séculos, tendo sido o lugar de vilegiatura da corte e a região predileta de segunda residência. Esta região sofreu um grande desenvolvimento no período de transição para a década de 1960, altura em que foi posto em prática o Plano Diretor da Região de Lisboa (PDRL), com o objetivo de associar o desenvolvimento económico num modelo de ordenamento para a região. Este plano projetou, numa perspetiva mais alargada, a estruturação da área de Lisboa, definindo um conjunto de infraestruturas e equipamentos públicos essenciais, assim como várias novas vias com um objetivo que ia muito para além dos limites da cidade. Impulsionado pela implementação dos caminhos-de-ferro, que datam de 1887, e pela criação da IC19 (1985/1995), Lugares Comuns, Lugares Esquecidos, pretende ser uma reflexão crítica perante este território em concreto que é Sintra, tendo como principal objetivo compreender o impacto destes dois grandes eixos de transportes no desenvolvimento e transformação da imagem do território e da paisagem. A partir do traçado da evolução da mancha urbana, realizado também no âmbito deste trabalho, foi possível identificar um conjunto de zonas que ao longo dos anos, foram sendo absorvidas na grande explosão urbanizada que a periferia de Lisboa sofreu. E é também a partir do desenho e do registo fotográfico que este ensaio debruça o olhar sobre os vários lugares que ficaram esquecidos no tempo, realçando os enormes contrastes de culturas, modos de vida assim como as várias épocas de construção.
en
Sintra and its mountain, with regard to the landscape, architecture and human settlement are revealed long as a whole, and since then, a unique cultural landscape in the country. This condition is based on a vast natural heritage and a strong, premature and permanent human occupation of this territory for several centuries and was the summer resort of the royal court and the preferred home area of second residence. This region suffered a major development in the transition period to the 1960s, when it was implemented the Master Plan of the Lisbon Region (PDRL ) in order to combine economic development in a planning model for the region. This plan projected, in the longer perspective, the structure of the Lisbon area by defining a set of essential public facilities and infrastructure, as well as several new pathways with a goal that went far beyond the city limits. Driven by the implementation of railways, dating from 1887, and the creation of IC19 (1985/1995), Lugares Comuns, Lugares Esquecidos, is a reflection on this territory that is Sintra, with the primary aim to understand the impact of these two major routes of transport in the development and transformation of the territory's image and landscape. From tracing the evolution of urban sprawl, also performed in this work, it was possible to identify a set of areas that over the years, were being absorbed in the great urban explosion the outskirts of Lisbon suffered. It is also from the drawing and photographic record that this essay focuses the eye on the various places that were forgotten in time, highlighting the enormous contrasts of cultures, ways of life as well as several construction seasons.

Data

20-mai-2016

Palavras-chave

Paisagem
Landscape
Architecture
Sintra
Arquitetura
Desenho
Drawing
Periferia
Limites
Lugares
Limits
Places

Acesso

Acesso livre

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