Título
O som e os outros a vida e a morte: percepções da vida e da morte na adolescência
Autor
Pereira, Rute Rodrigues do Canto
Resumo
pt
O objectivo principal deste trabalho foi apreender as representações sociais (RS) da vida e da
morte numa população adolescente. Pretendeu-se, igualmente, perceber que associações
poderiam existir entre estas representações e as preferências musicais destes jovens, bem
como com as opiniões dos outros (por exemplo, pai, mãe, amigos, namorado). Para isso, foi
aplicado um questionário a 262 jovens, de ambos os sexos, entre os 15 e os 19 anos, alunos
do secundário. Os resultados indicam que estes adolescentes têm clara preferência por música
rock, que a vida é associada sobretudo aos amigos e à diversão, e que a morte é representada
essencialmente como tristeza, dor e sofrimento. Importa salientar que estas representações
variam de acordo com a pertença social, sendo que as raparigas, mais do que os rapazes,
tendem a ancorar a vida ao relacionamento com o outro e ao mal-estar; os jovens de 15-16
anos entendem-na como realização pessoal, mais do que os adolescentes de 17-19 anos.
Relativamente às representações da morte, são as raparigas que mais salientam as dimensões
associadas ao mal-estar, ao ritualismo e ao relacionamento/afastamento do outro. As opiniões
dos amigos são muito importantes nas preferências musicais, assim como são, em particular,
as da família e dos amigos, nas RS da vida e da morte.
en
The purpose of this study was to understand how life and death are represented among an
adolescent population. It was our goal, as well, to examine how these social representations
might be linked with musical preferences and with the opinion of significant others (such as
mother, father, friends). To accomplish this goal, a questionnaire was completed by 262
adolescent’s students, male and female, 15 to 19 years old, from a public school. The findings
indicate that rock is among the most important references in music, that life is mainly
associated to friends and amusement and death is represented as sadness, suffering and pain.
Results also suggest that girls, more than boys, are most likely to represent life with sadness
and as closeness to others; and that, in particular, younger adolescents (15-16 years old) seem
to understand it as personal accomplishment. Regarding social representations of death, girls
anchor it mainly in feelings of sadness, pain and loss, in its ritualistic component and in the
absence of others. The opinions of others proved to be relevant not only regarding musical
preferences, but also in understanding life and death.