Título
Innovative business plan: Sweets & Drinks dessert bar
Autor
Costa, Diogo Rafael da Silva
Resumo
pt
Através de um método de pesquisa transversal, simultâneo e misto, o autor desenvolveu um plano de negócios para um bar de sobremesas, chamado Sweets & Drinks (S&D). Neste plano o autor usa os seus prévios conhecimentos de pastelaria junto com as habilidades de um mixologista profissional, visando a criação de um menu feito de combinações de cocktails e sobremesas que se complementem em perfeita harmonia – o que por si se torna o ponto diferenciador de S&D. A principal missão da empresa é providenciar aos seus clientes produtos de alta qualidade, criados e servidos por empregados competentes que entreguem um excelente nível de serviço.
Relativamente à metodologia do plano, primeiro foi feita uma análise do mercado Lisboeta, utilizando pesquisa primária (questionário) e secundária (uma análise PEST, online reviews dos adversários e uma avaliação das futuras tendências do mercado). Posteriormente, foi realizada uma avaliação interna da firma usando a estrutura de 7S’s de McKinsey, seguida de uma avaliação competitiva usando a avaliaçlão das 5 forças de Porter. Após definir as políticas e requisitos de implementação, o que inclui a análise das estratégias de marketing, a tecnologia a ser utilizada e o sistema de segurança alimentar. Por fim, também foi conduzida uma avaliação financeira, usando o método de desconto de fluxos de caixa de forma a melhor avaliar os custos de toda a operação e cocnluindo que o plano de negócio é financeiramente viável.
Apesar do objectivo initial do projecto ter sido com intuito académico, o autor está certo que o seu interesse e conhecimentos na indústria hoteleira irão possibilitar o sucesso da aplicação prática do plano no mercado Português.
en
Using a cross-sectional concurrent mixed-method research design approach, the author developed a business plan for a dessert bar called Sweets & Drinks (S&D). Using the author’s previous knowledge of pastry together with the abilities of a mixologist, a menu with pairings of cocktails and desserts that complement each other was created – which is S&D greatest differential point. The enterprise’s main mission is to provide high quality products, delivered by competent employees able to provide excellent customer service.
Regarding this plan’s methodology, firstly an analysis of Lisbon’s market is conducted, using both primary (survey) and secondary research (a PEST evaluation, competitor’s web reviews and the examination of the market’s future trends). Secondly, an internal evaluation of the firm is made, using the McKinsey’s 7S framework, followed by a competitive evaluation using Porter’s 5 forces. After defining the business objectives, the implementation policies and requisites are defined, which include the marketing strategies analysis, the technology to be used in the venue and the food safety management system. Finally, a financial valuation was conducted, using the discounted cash flow method to better assess the costs of the whole operation and concluding that the firm is financially viable.
Although this project’s aim was initially academic, the author is certain that his interest and knowledge in the hospitality industry will allow its successful practical application in the Portuguese market.