Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Turnaround management and its new requirements: The significance of innovation management for restructuring ambition and how to measure an organization’s innovativeness

Autor
Stange, Jan
Resumo
pt
Propósito/Objetivo – Esta tese tem como objetivo enfatizar, a importância das capacidades de inovação, para empresas que atravessam uma crise ou uma fase de mudança – as estruturas atuais e modelos com que essas capacidades podem ser medidas e quantificadas, serão apresentadas e examinadas. Design/Metodologia/Aproximação – O estudo segue uma metodologia teórica, baseada numa profunda revisão de literatura, sobre gestão de recuperação e inovação. Ambas as disciplinas são confrontadas, uma com a outra, de maneira a examinar, quais são os requerimentos específicos que uma gestão de recuperação exige, numa gestão de inovação, e como chegar a esses requerimentos, quer seja por modelos já existentes, ou por um novo quadro de avaliação desenvolvido pelo autor desta tese. Conclusões – A inovação torna-se vital para qualquer tipo de negócio; contudo, a medição da inovação, continua difícil. As actuais ideias existentes sobre a forma de medir a inovação podem ser parcialmente aplicadas a novos contextos económicos e disciplinas. A fim de satisfazer os requisitos específicos de uma gestão de recuperação, um modelo concebido sob medida precisa sempre de ser configurado. Esse modelo, porém, pode encontrar as suas origens nas pesquisas já existentes de gestão de inovação. Originalidade/Valor – Este estudo mostra uma forma de medir a inovação, num contexto de gestão de recuperação, levando em consideração a importância crescente da capacidade de inovação das empresas, tendo assim uma vantagem competitiva, desta forma garantem os pré-requesitos necessários para um crescimento sustentável a longo prazo e com lucros.
en
Purpose – This thesis aims to emphasize the importance of innovation capabilities for companies facing a crisis or a turnaround situation – current frameworks and models with which those capabilities can be measured and quantified shall be presented and examined. Design/methodology/approach – The study follows a theoretical methodology, based on a profound literature review of turnaround and innovation management. Both disciplines are confronted with each other in order to examine which specific requirements a turnaround situation demands on innovation management and how to meet those requirements, either by existing models or by a new measurement framework developed by the author of this thesis. Findings – Innovation becomes vital for any kind of business; however, the measurement of innovation remains difficult. Current existing ideas of how to measure innovation can be partly applied to new economic contexts and disciplines. In order to meet the specific requirements of turnaround management, a tailored model needs to be set up. This model however can find its origins in the existing research of innovation management. Originality/value – This paper shows a way forward of how to measure innovation in the context of turnaround management, taking into consideration the increasing importance of the companies' innovation capabilities as a competitive advantage and thus a prerequisite for sustainable and long-term growth and profitability.

Data

06-jul-2016

Palavras-chave

Mudança organizacional
Gestão da inovação
Gestão de empresas
Reestruturação -- Restructuring

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo