Título
Investors activism: The case of Cevian Capital hedge fund campaigns in German companies
Autor
Silva, José Miguel Salgado da
Resumo
pt
O número de casos envolvendo investidores activistas tem aumentado de ano para ano. Eles compram uma pequena porção do capital das empresas e procuram junto dos conselhos executivo e de supervisão, através de uma campanha que pode ser mais ou menos aggressiva, conseguir com que elas implementem alguma(s) mudança(s). Há todavia, um debate intenso entre os que acham que a acção destes investidores tem um impacto positivo nas empresas e os que acham que eles apenas geram ganhos de curto-prazo em detrimento da performance de longo-prazo das empresas.
Neste trabalho tentamos contribuir para este debate ao analisar as campanhas feitas na Alemanha pelo maior hedge fund activista europeu, Cevian Capital. Essas campanhas tiveram como alvo as empresas Munich Re, Bilfinger, ThyssenKrupp e Demag Cranes. O trabalho centra-se sobretudo em dois pontos: 1) se o activista teve ou não um impacto positivo na empresa, e 2) o que mudou na empresa durante o período em que ele lá esteve. Para responder ao primeiro ponto é feito um estudo de evento, enquanto que para o segundo é feita uma análise da evolução dos pricipais indicadores e rácios financeiros da empresa.
Os resultados revelam um impacto positivo aquando do anúncio, mas menos conclusivo relativo ao longo-prazo. Em relação às mudanças verificadas nas empresas, não há em nenhum dos casos evidências de uma melhoria significativa dos indicadores e rácios financeiros.
en
The number of deals involving activist investors has been increasing over time. They buy a small portion of the companies' capital and seek from the executive and supervisory boards, through a more or less aggressive campaign, to get them to implement some change(s). There is, however, an intense debate between those who think that the action of these investors has a positive impact on companies and those who think that they only generate short-term gains at the expense of the companies' long-term performance.
In this work, we try to contribute to the debate by analysing the campaigns made in Germany by the largest European hedge fund activist, Cevian Capital. These campaigns targeted Munich Re, Bilfinger, ThyssenKrupp, and Demag Cranes. The work focuses mainly on two points: 1) whether or not the activist had a positive impact on the company, and 2) what has changed in the company during the period the activist was there. To answer the first point, an event study is performed, while for the second one an analysis of the evolution of the company's main indicators and financial ratios is made.
The results show a positive impact at the time of the announcement but are less conclusive about the long-term. Regarding the changes, there is no evidence of any significant improvement in the indicators and financial ratios of the companies.