Título
O papel das PME no desenvolvimento local: Um estudo às empresas localizadas em Penalva do Castelo
Autor
Gomes, Susana Lopes
Resumo
pt
As pequenas e médias empresas portuguesas têm cada vez mais nas suas mãos o desafio de compreender, reconhecer e integrar formalmente a responsabilidade social na sua atividade.
O presente estudo de caso abrange as empresas com atividade no concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, com o intuito de aumentar o envolvimento das empresas com atividade local na comunidade.
Para tal efetuou-se inquéritos aos sócios e/ou gerentes das principais empresas de Penalva do Castelo, permitindo apurar não só como estes empresários encaram a temática da RSE e se envolvem com a comunidade, mas também a propensão em investir em projetos de desenvolvimento social dinamizados pela Rede Social local. Mais de metade dos empresários inquiridos não têm consciência do conceito, contudo acabam por empreender ações neste âmbito sem as reconhecerem como tal. Existe abertura para investimento de recursos financeiros e não financeiros em projetos de intervenção e desenvolvimento social, ainda assim carecendo de trabalho de sensibilização dos mesmos relativamente ao tema da RSE.
en
Portuguese small and medium enterprises are facing the challenging situation of understand, recognize and formally introduce the social responsibility within their business activity.
This case study covers enterprises with operations in Penalva do Castelo, located at Viseu district, aiming the increase of enterprises participation within the local community.
In order to pursue the established goals, the owners and/or managers of the biggest enterprises were inquired. This provided some data and knowledge about how this businessmen not only are facing the corporate social responsibility concept and get involved within the community, but also if they are likely to invest in social development projects, leaded by the local Social Network. More than a half of the inquired businessmen doesn’t have consciousness about CSR concept, yet they end up engaging in CSR activities without recognizing it. Also businessmen show themselves available to invest their financial and non-financial resources in social development projects, nevertheless they need to be more conscious about CSR subject.