Título
O controlo de gestão no setor hoteleiro
Autor
Abreu, António Miguel Vaz Carvalho de Lemos
Resumo
pt
O Controlo de Gestão tem vindo a ganhar uma grande importância em organizações de vários setores, sendo um domínio crucial para avaliar e monitorizar a performance financeira das mesmas. Ainda assim, o Controlo de Gestão é visto como um tema problemático, dada a controvérsia que envolve o papel do controller, pois se alguns o intitulam de técnico de resultados materializados em instrumentos tradicionais de gestão, outros tantos exigem a relação da sua estrutura profissional com questões do foro cognitivo e comportamental. Para tal, os instrumentos de Controlo de Gestão utilizados devem ser repercutidos em Instrumentos de Pilotagem, de Orientação de Comportamento e de Diálogo, sendo os mais utilizados para o efeito os Orçamentos, o Balanced Scorecard e o Tableau de Bord.
Neste estudo, serão analisados em específico os sistemas de Controlo de Gestão utilizados nas unidades hoteleiras de 3 estrelas em Portugal. O objetivo será, não só o de identificar os instrumentos utilizados por estas unidades, mas também verificar se têm existido algumas mudanças na forma de fazer o controlo de gestão em Portugal neste setor, identificando similarmente quais os fatores que estão na origem da mudança ou eventualmente os fatores que impedem que esta se concretize.
Os métodos qualitativos utilizados para este estudo incluem análise de documentos, em termos de revisão de literatura, assim como a análise e interpretação de inquéritos sobre a forma de entrevista e questionário, para aferir o conjunto de objetivos definidos anteriormente.
en
Management Control has been adding value at companies in many industries as a crucial way to control financial performance. However, Management Control is still seen as problematic subject, due to the controversy around the role of the controller, because if some people call him as the technician of materialized results in traditional management systems, others require the relationship between his professional structure with cognitive and behavior questions. Like this, the Management Control Systems currently used by many companied are Budget Control, Balanced Scorecard and Tableaux de Bord.
For the analysis of this study, Management Control Systems are going to be analyzed on 3 Portuguese stars hotels. The goal is not only to identify systems used by these hotels, but also to infer if there have been any changes in the way of doing Management Control at this industry in Portugal, identifying at the same time the drivers of change or eventually drivers that have not been letting this happen.
Qualitative methods used for this study consists of document analysis, as well as the analysis and interpretation of inquiries, in the way of interview and questioner to infer the set of goals identified before.