Título
Plano de comunicação digital para a marca Amanhecer
Autor
Teles, Ana Rita Guerreiro Torrinha Monteiro
Resumo
pt
Em Portugal tem-se assistido a uma evolução no número de acessos à internet nos agregados domésticos. Em 2013, mais de 57% da população utilizou internet e, destes, mais de 70% numa base diária e mais de 1/3 através de dispositivos móveis. A relação com as redes sociais também é forte entre os internautas portugueses: 72% usam redes sociais tendo o Facebook um peso bastante significativo neste campo.
Atentos ao comportamento do consumidor, mais de 6 em cada 10 empresas nacionais revelam ter uma estratégia de marketing baseada em canais digitais, sendo os mais populares o e-mail marketing, os anúncios nas redes sociais, os links patrocinados no Google, os banners e as apps.
Neste cenário de grande envolvimento com o mundo digital, Amanhecer decidiu melhorar a sua presença online e este projeto consiste na realização de um plano de comunicação digital para a marca que, desde 2011, tem apostado na expansão da rede de lojas de comércio tradicional que leva o seu nome.
Para a definição deste plano foi fundamental conhecer mais profundamente o mercado onde Amanhecer se enquadra e o comportamento do consumidor nesse mercado. Por outro lado, revelou-se igualmente importante avaliar a notoriedade da marca e a relação dos consumidores com a mesma.
O plano proposto está assente em cinco meios: website, search engine marketing, redes sociais, webdisplay e e-mail marketing. A implementação do plano pretende melhorar o posicionamento da marca e trabalhar a sua notoriedade e relação dos consumidores com a mesma.
en
In Portugal there has been an evolution in the number of households with Internet access. In 2013, more than 57% of the population used the Internet and, within these, more than 70% on a daily basis and more than 1/3 via mobile devices. The relationship with social networks is also strong among Portuguese internet users: 72% use social networks and Facebook is very representative in this field.
Aware to consumer behavior, more than 60% of national companies report having a marketing strategy based on digital channels, being the most popular the e-mail marketing, advertising on social networks, sponsored links on Google, banners and apps.
In this environment of high involvement with the digital world, Amanhecer decided to improve its online presence and the aim of this project is defining a digital communication plan for the brand which, since 2011, has been focused on expanding the number of open grocery stores.
For the definition of the plan it was critical to understand the market where Amanhecer operates and the consumer behavior in this market. On the other hand, it was also important to measure the brand awareness and the relationship of consumers with it.
The proposed plan is based on five digital assets: website, search engine marketing, social networks, webdisplay and email marketing. The main goal of the plan is to improve the results of the brand positioning, its reputation and relationship of consumers with it.