Título
Diagnóstico de riscos psicossociais e proposta de intervenção na fiscalização comercial de uma empresa de transportes públicos
Autor
Agostinho, Ana Rita dos Santos
Resumo
pt
O presente projeto tem como objetivo avaliar os riscos psicossociais presentes na função de
fiscalização comercial nos transportes públicos, e por conseguinte, face aos resultados obtidos
através do diagnóstico, realizar uma proposta de intervenção.
Para a realização do diagnóstico foi utilizado o Questionário Psicossocial de Copenhaga
(COPSOQ II) que avalia os fatores de risco e de proteção, que se dividem nas seguintes
subescalas: exigências laborais, organização do trabalho e conteúdo, relações sociais e de
liderança, interface trabalho-individuo, valores no local de trabalho, personalidade, saúde e
bem-estar e comportamentos ofensivos. Foi também realizada uma entrevista a uma chefia
intermédia e ao Coordenador Geral, com vista a aprofundar os resultados.
Os resultados obtidos através da análise de riscos e de correlações permitiram perceber que há
vários fatores de risco com valores elevados (e.g. o fator exigências emocionais) e
relacionados com sintomatologia (e.g. a satisfação laboral). Foi a partir destes resultados que
se realizou a proposta de intervenção a nível organizacional, de trabalho/tarefa e individual e
nas fases de prevenção primária, secundária e terciária, divididas em prioridades, curto, médio
e longo prazo. Um grupo considerado prioritário em algumas intervenções foi o das chefias
intermédias. O plano de intervenção tinha como objetivo adequar as estratégias preventivas às
necessidades dos colaboradores e da empresa.
en
This project aims to evaluate the psychosocial risks present in the function of commercial
inspection on public transport, and therefore according to the results obtained through the
diagnosis, conduct an intervention proposal.
For the diagnosis it was used the Psychosocial Questionnaire Copenhagen (COPSOQ II) that
assesses the risk and protective factors, which are divided into the following subscales: labor
requirements, work organization and content, social relations and leadership, work interface -
individual, values in the workplace, personality, health and wellness and offensive behavior.
An interview with an intermediate and the General Coordinator leadership was also held in
order to deepen the results.
The results from the risk analysis and correlations allowed the identification of several risk
factors with high values (e.g. the factor emotional demands) and related symptoms (e.g. labor
satisfaction). Considering the diagnosis results an intervention was designed covering the
organizational level, work / task and individual and in the stages of primary, secondary and
tertiary, divided into priorities, short, medium and long term. The middle management was
identified as a priority group in some of the interventions. The intervention plan aimed to
adequate the preventive strategies to the most urgent needs of employees and the company.