Título
The consistency of the brand personality of the transformers project
Autor
Dantas, Tiago André Franco
Resumo
pt
Este projeto tese tem como objetivo perceber como a personalidade da marca Projecto
Transformers é percebida pelos utilizadores da marca e se os efeitos de expansão e
rotatividade de equipa influenciam esta perceção. Esta marca tem a particularidade de ser
uma marca que opera no sector social, que tem algumas particularidades.
Este estudo consistiu numa análise da marca, dos seus elementos de expressão de
identidade e do seu marketing mix, assim como na realização de um questionário dirigido
aos públicos da marca e à própria organização com o objetivo de detetar divergências na
personalidade percecionada da marca. Este questionário foi respondido por uma amostra de
132 indivíduos.
Os resultados do estudo mostram que a frequência de contacto e a duração do contacto não
afetam a perceção da personalidade da marca, enquanto que as diferenças geográficas
afetam. Ou seja, a expansão tem influência sobre a perceção da personalidade da marca mas
a rotatividade de equipa não. Outra conclusão que é possível retirar deste estudo é que há
diferença entre a personalidade da marca percecionada pelos utilizadores finais em relação
aos criadores identidade da marca.
Os resultados obtidos servem de suporte para decisões futuras desta Organização face a
questões relativas à marca.
en
The objective of this thesis is to understand how the Transformers brand personality is
perceived by users and the effects that the expansion of Transformers and team turnover
have on this perception. The Transformers brand operates in the social sector, which has
specific characteristics.
The study consisted of an analysis of the brand, the expression identity elements and the
marketing mix, as well as a questionnaire targeted at the social brand public and the
organization team. It had the objective of detecting differences in the perceived brand
personality. The study sample consisted of 132 individuals.
The results show that the frequency and duration of contact do not affect the perception of
the Transformers Project brand personality, while the geographic differences do. In other
words, the expansion of this organization to new geographic areas affects the perception of
the brand personality but the team turnover does not. Another conclusion is that there is a
difference between the perceived brand personality by end-users in relation to the creators
of the brand identity.
The results can be used as support for future strategic decisions to be taken by this
organization.